fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Megaoperação de combate à dengue visita 16.945 imóveis em São José

Soldados da Aeronáutica se juntaram aos agentes da força-tarefa. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
Soldados da Aeronáutica se juntaram aos agentes da força-tarefa. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

Terminou com saldo positivo a megaoperação de combate à dengue, chikungunya e zika vírus realizada neste sábado (13) em São José dos Campos. A meta inicial, que era visitar 7.300 casas, foi superada em mais que o dobro: 16.945 imóveis visitados durante todo o dia, das 8h às 17h.

A ação mobilizou 780 pessoas, entre soldados da Aeronáutica, Polícia Militar, alunos de cursos técnicos de enfermagem da cidade, agentes comunitários de saúde, integrantes do grupo Escoteiros do Brasil, Rotary, da Cruz Vermelha e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que se juntaram às equipes que já atuam no combate ao Aedes aegypti para orientar a população e vistoriar as casas, em uma grande ofensiva contra o mosquito.

As atividades começaram logo cedo, às 8h30. O ponto de partida foi o Centro Esportivo da Vila Letônia, onde as equipes se dividiram e saíram para o trabalho em campo.

Durante cerimônia de abertura, o secretário de Saúde agradeceu a ajuda que a cidade estava recebendo das Forças Armadas e demais parceiros nessa guerra contra o mosquito da dengue. “Com certeza é um reforço valioso que vai nos ajudar a ampliar nosso raio de ação. Agradeço, especialmente, aos nossos agentes de controle de endemias, que são o nosso exército incansável nessa luta e que hoje vão comandar as equipes com os soldados.”

O prefeito lembrou que o Aedes aegypti agora está mais perigoso. Afinal ele transmite não só a dengue, mas também a chikungunya e o zika vírus. “Essa é uma luta de todos nós. Nosso trabalho hoje é, mais uma vez, atuar na conscientização da população. Muito obrigada a todos que aceitaram somar conosco nessa luta.”

O brigadeiro Ronaldo Yuan, em nome das Forças Armadas, disse que a participação dos militares foi uma determinação do Governo Federal, mas todos estavam felizes e orgulhosos de participar de um trabalho tão importante, que tem como objetivo o bem comum. “Estamos contentes de estar aqui e, com certeza, vamos fazer o nosso melhor hoje.”

As equipes já estavam nas ruas quando o ministro interino das Relações Exteriores, Sérgio Danese, chegou à cidade no final da manhã para participar da ação, representando o Governo Federal. Ao lado do prefeito e do secretário de Saúde, ele também foi agente de controle de endemias por um dia. Os três, vestidos com os coletes da equipe de combate à dengue, visitaram algumas casas na Vila Letônia, procuraram focos do mosquito e deram orientações à população.

Depois, no centro da cidade, eles se juntaram à equipe de mobilização, que distribuiu material educativo no semáforo em frente ao COI (Centro de Operações Integradas). Em seguida, visitaram o estande montado, que exibia para a população o ciclo de vida do Aedes aegypti, desde o ovo até o inseto adulto.

A mobilização também ocorreu nos shoppings da cidade, no Calçadão, nas ruas do centro e na rodoviária. Foram visitadas as casas dos bairros Vila Letônia, Vila Nair, Vila das Acácias, Vila São Bento, Vila Luchetti, Jardim Aeroporto e imediações, além da região central (Jardim Augusta, Jardim Oswaldo Cruz, Jardim Topázio, Jardim Paulista, Residencial Martins Pereira, Vila Piratininga, Vila Guarani, Vila São Pedro e Jardim São José.

Para o prefeito, a ação só teve um bom resultado porque a população esteve engajada e colaborou todo o dia. “É nesse espírito de mobilização que esperamos que a cidade continue nos próximos dias e semanas, até que a gente consiga vencer a guerra contra esse mosquito.”

Em 2015, São José dos Campos registrou 14.429 casos de dengue (13.922 autóctones e 507 importados). Neste ano, até agora, foram registrados 111 casos de dengue (85 autóctones e 26 importados). Também foram registrados 6 casos de zika vírus, todos importados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo