fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Entrega de material marca início do ano letivo em São José dos Campos

A distribuição do material escolar gratuito foi implantada na rede municipal de São José em 2014. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
A distribuição do material escolar gratuito foi implantada na rede municipal de São José em 2014. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

Integração foi a palavra de ordem nesta quinta-feira (11) na rede municipal de ensino de São José dos Campos, que abriu oficialmente o ano letivo de 2016. São cerca de 61.400 alunos distribuídos entre 150 escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil (rede direta e conveniada).

O primeiro dia de aula serviu principalmente para conhecer os novos colegas, professores e receber os conjuntos de material escolar, que foram distribuídos aos alunos em todas as 47 escolas de Ensino Fundamental da rede. Cada conjunto tem em média 15 itens diferentes, de acordo com o ano (1º ao 9º), incluindo cadernos, apontadores, borrachas, réguas, pastas e outros.

A distribuição do material escolar gratuito foi implantada na rede municipal de São José em 2014, desde então, contempla todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No período da manhã, a data foi marcada com o hasteamento das bandeiras do Pavilhão Nacional (bandeiras do Brasil, São Paulo e São José dos Campos) na sede da Secretaria de Educação, na Vila Industrial, região leste. O evento contou com a apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar de São José dos Campos.

O prefeito, presente à cerimônia, parabenizou o trabalho em equipe em prol da educação. “A rede municipal é motivo de orgulho para todos nós e isso se deve principalmente pela qualidade dos nossos profissionais”, ressaltou.

Alívio no orçamento doméstico

Os conjuntos de material escolar foram aprovados por pais e alunos. Um exemplo é a aluna Vitória Ramos, do 7º ano da Escola Professor Possidônio Salles, Jardim Americano, na região leste. “Eu gostei muito do material deste ano, está muito interessante e bem completo”, disse.

Para muitos pais, o material escolar gratuito representa uma importante economia no orçamento doméstico. Foi o que declarou a dona de casa Luciene Aparecida, mãe da Vitória. “O material escolar me ajudou muito, pois tenho três filhos. O material gratuito vai dar um alívio no orçamento da família e o valor que iríamos gastar será revertido para outras prioridades.”

Cadernos destacam patrimônio histórico

A novidade ficou por conta dos cadernos distribuídos nos conjuntos de material escolar da rede municipal, que este ano destacam paisagens que remetem a elementos do patrimônio histórico e cultural da cidade.

As belas cenas foram capturadas pelos fotógrafos profissionais da Assessoria de Planejamento de Comunicação da Prefeitura.

De acordo com o secretário de Educação, o objetivo é que fomentem o interesse dos alunos, pais e professores para a história da cidade contida em seu patrimônio material, além de destacar a beleza de sua arquitetura. “A aprendizagem começa pela capa do caderno”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo