fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Atleta de São José vai nadar pelo Brasil em competição na Europa

Integrante do Atleta Cidadão desde 2010, Lucas é o atual bicampeão juvenil brasileiro na prova dos 200m nado peito, além de ter três títulos paulistas nas últimas quatro edições entre 2014 e 2015. (Foto: Tião Martins/PMSJC)
Lucas é o atual bicampeão juvenil brasileiro na prova dos 200m nado peito, além de ter três títulos paulistas nas últimas quatro edições entre 2014 e 2015. (Foto: Tião Martins/PMSJC)

O nadador Lucas Carvalhal Pittan, de 16 anos, do programa Atleta Cidadão, de São José dos Campos, foi convocado para a Seleção Brasileira. Ele vai disputar o Campeonato Multinations Youth Swimming, entre os dias 2 e 3 de abril, em Limassol (Chipre). O nadador joseense foi convocado após alcançar a marca de 2min 25seg 73 na prova 200m nado peito.

Além dele, a nadadora de São José dos Campos Sofia Rondel participará do torneio. A atleta, que ficou por dois anos no Atleta Cidadão, deixou o programa após encerrar a temporada de 2015. Ela foi chamada para a equipe nacional com base nos resultados do ano passado na equipe de base joseense.

Promovida pela Liga Europeia de Natação, a competição, que terá o Brasil como um dos convidados, será disputada por mais 12 países. O torneio é considerado porta de entrada das promessas da modalidade, como ocorreu com os nadadores Cesar Cielo, Poliana Okimoto, Thiago Pereira, entre outros.

Integrante do Atleta Cidadão desde 2010, Lucas é o atual bicampeão juvenil brasileiro na prova dos 200m nado peito, além de ter três títulos paulistas nas últimas quatro edições entre 2014 e 2015. Desde a década de 90, quando Ricardo Kimura participou, São José não tinha ninguém na competição.

Convocado em dezembro, logo depois do Campeonato Brasileiro de Verão, Lucas iniciou os treinamentos após um breve período de descanso. Atualmente, são nove sessões na piscina e três de musculação por semana, com o objetivo de melhorar as próprias marcas.

Lucas está bastante empolgado e pronto para competir. “Fiquei muito feliz com a convocação para participar da seleção. É uma das minhas maiores conquistas por se tratar de uma das principais competições no cenário mundial na categoria.”

Motivado, ele está concentrado nos treinos. “Sei que a responsabilidade aumenta. Quem não desejaria estar recebendo uma medalha com uniforme do seu país?”, indaga. “Acho que os resultados são fruto de uma parceria entre atleta, técnico, a Associação Esportiva e a Prefeitura com o programa Atleta Cidadão. Sou agradecido a todos.”

Para o técnico José Nilton, Lucas é um exemplo. “Há pouco mais de dois anos, ele era apenas o 12º lugar de sua categoria e hoje é uma promessa da natação brasileira. Vem melhorando o tempo a cada dia e hoje está na seleção.”

Recentemente, a natação das categorias de base recebeu 21 atletas: 14 são alunos dos núcleos de natação da Prefeitura e 7 de academias particulares. Os novos integrantes das equipes de base de São José dos Campos vão compor as categorias pré-mirim (nascidos de 2008 a 2010), mirim (2006 e 2007) e petiz (2004 e 2005).

Mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, o Atleta Cidadão atende aproximadamente mil alunos de 7 a 17 anos, que formam as categorias de base joseense de 17 modalidades. Na natação são em torno de 90 atletas nas equipes masculinas e femininas pré-mirim, mirim, petiz, infantil e juvenil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo