fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Uso e comércio de cerol são fiscalizados em São José dos Campos

O trabalho de fiscalização é feito pelos guardas durante o patrulhamento de rotina pelas ruas da cidade. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
O trabalho de fiscalização é feito pelos guardas durante o patrulhamento de rotina pelas ruas da cidade. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

Entre as atribuições da Guarda Civil Municipal (GCM) de executar procedimentos fiscais, em vigor desde agosto do ano passado, está a de autuar responsáveis e apreender materiais que contenham cerol ou qualquer outra substância cortante na linha usada para empinar pipa. A prática é considerada crime e pode gerar multa a quem for flagrado cometendo a irregularidade.

publicidade


Neste período de férias escolares, é muito comum ver crianças e até adultos entretidos nesta brincadeira, que pode colocar em risco a integridade física das pessoas se atingidas pela linha cortante. O trabalho de fiscalização é feito pelos guardas durante o patrulhamento de rotina pelas ruas da cidade.

Até o momento, nenhum caso foi registrado pela corporação, mas quem for flagrado fazendo uso ou comércio da linha com cerol, que é uma mistura de cola com pó de caco de vidro, terá a mercadoria apreendida e ainda pagará multa no valor de R$ 500,00. A determinação está baseada na lei municipal 8.487/2011, que proíbe o uso e a venda de cerol.

Além de fiscalizar, a GCM também desenvolve um trabalho de conscientização e orientação aos alunos da rede municipal de ensino sobre os perigos e riscos de soltar pipa com cerol. Este trabalho é feito por intermédio do programa Escola Segura, em palestras educativas em sala de aula durante o ano letivo.

“Quando flagramos situações como essa, primeiramente, fazemos um trabalho de orientação para que a pessoa tenha consciência dos riscos à qual ela está exposta e também a pedestres e motociclistas, que podem ser atingidos de forma fatal”, disse o inspetor regional da Guarda Civil Municipal, Paulo Reis.

O inspetor destaca que, durante as palestras em sala de aula, a GCM também dá dicas de como brincar de forma segura. “Usar cerol, linha chilena ou qualquer produto cortante no carretel é crime. Inclusive, se o flagrante for a um menor de idade, o responsável por ele será acionado, encaminhado à delegacia e vai responder judicialmente pelo crime”.

A Guarda Civil Municipal aconselha as pessoas a soltarem pipa em locais abertos, como parques e campos, e nunca em avenidas ou áreas com rede elétrica. O vidro usado para fazer o cerol é condutor de energia elétrica e se o fio encostar na rede de alta tensão a pessoa que está empinando a pipa pode morrer eletrocutada.

Em São José dos Campos, o comércio do produto é fiscalizado também pelo Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais, mediante denúncias e flagrantes. O acionamento aos órgãos de segurança para denunciar pode ser feito pelos telefones 153, da Guarda Civil Municipal, e 190, da Polícia Militar.

Vítima
No dia 1º de janeiro deste ano, um menino de seis anos de idade teve o pescoço cortado com linha de cerol. Após o corte, a criança foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento Norte, onde recebeu os primeiros atendimentos e, em seguida, uma viatura do SAMU foi acionada para levá-lo até o Hospital Municipal. O menino, que foi atendido em estado grave, teve alta dias depois e passa bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo