fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José realiza sorteio de moradias

Serão três sorteios, pois os inscritos que foram selecionados pelo resultado da Loteria Federal ocorrido em 19 de dezembro último são divididos em três grupos. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
Serão três sorteios, pois os inscritos que foram selecionados pelo resultado da Loteria Federal ocorrido em 19 de dezembro último são divididos em três grupos. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos realizou na manhã de domingo (17), o primeiro sorteio da série de três que vão contemplar 646 famílias inscritas no programa habitacional do município com uma moradia na cidade. Neste primeiro evento, realizado no Centro da Juventude, foram sorteados 97 moradias, que estão distribuídas em três empreendimentos construídos na zona leste da cidade.

E quem deixou os três anos de espera por uma moradia no município foi a costureira Izineide Roberta de Lima, de 48 anos, que atualmente reside de favor na casa da sogra no bairro Jardim do Sul. Ela foi a primeira sorteada para receber um apartamento no residencial Bom Retiro II, onde vai morar com o marido e seus quatro filhos. “Tenho dois filhos que não moram comigo hoje por causa da situação em que vivo, agora vou ter novamente eles perto de mim”, comemorou Izineide.

O segundo e o terceiro sorteio para os empreendimentos Bom Retiro II, Cajuru I e Cajuru III vão acontecer no próximo final de semana. No sábado, dia 23, a partir das 13h, e no domingo, dia 24, a partir das 10h. Ambos serão realizados no Estádio Martins Pereira (Rua Martins Pereira, 126 – Jd. Paulista). Todas as pessoas que vão participar foram comunicadas por meio de carta enviada pela Secretaria de Habitação.

Serão três sorteios, pois os inscritos que foram selecionados pelo resultado da Loteria Federal ocorrido em 19 de dezembro último são divididos em três grupos, a partir do número de pontos que cada um possui. Os que possuem maior pontuação participam com maiores chances. Entre os critérios, um deles é o tempo de inscrição (pontua quem tem mais de seis anos de inscrição) e outro é o tempo de moradia na cidade (pontua quem tem mais de dez anos).

A relação das pessoas que vão participar dos eventos está divulgada no site da Prefeitura. Elas foram selecionadas por meio de sorteio realizado pela Loteria Federal. Das 774 moradias, 80 são destinadas para moradores de áreas de risco inscritos no programa habitacional, 24 para idosos e 24 para pessoas com deficiência. Todo o processo foi definido segundo a Portaria 412 do Ministério das Cidades e Decretos Municipais 16717, 16738 e 16753.

“Antes de 2013, São José não tinha politica habitacional para atender as pessoas que mais precisam na cidade. Foi preciso mudar a legislação e firmar convênio com o governo federal para trazer ao município o programa Minha Casa, Minha Vida. Com isso, a fila da casa própria que estava parada começou a andar e beneficiar diversas famílias que possuem dificuldade financeira para comprar um imóvel”, disse o secretário de Habitação.

Resultados

A parceria da Prefeitura com a União já resultou na contratação de 4.195 moradias em São José. Dessas, 972 já formam entregues para a população (528 do Colônia Paraíso, 300 do Alto da Ponte e 144 do Campos de São José). As demais estão em construção. Outras 1.317 famílias também foram atendidas pela

CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em conjunto com a Prefeitura.

As unidades são destinadas para famílias que possuem renda até R$ 1.600. Depois de contemplado, o titular do cadastro encaminha os documentos solicitados para Caixa Econômica Federal, agente financiador dos imóveis, que verifica se as informações prestadas se enquadram nos demais critérios do Minha Casa, Minha Vida para então habilitá-lo a receber uma moradia.

Bom Retiro e Cajuru

O residencial Bom Retiro possui 198 unidades e está localizado no bairro Novo Horizonte. O Cajurú I e Cajurú III ficam no bairro Cajurú e cada empreendimento tem 288 apartamentos. Os imóveis têm 49,5 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem.

Os condomínios estão equipados com playground, quadra de esportes, salão de festas e portaria. A previsão é que os empreendimentos sejam entregues a seus futuros moradores até o final de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo