fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda: Palacetes históricos recebem mais de 30 mil visitantes em 2015

Para agendamento de grupos, é necessário entrar em contato pelo telefone 3648-1779. (Foto: Divulgação/PMP)
Para agendamento de grupos, é necessário entrar em contato pelo telefone 3648-1779. (Foto: Divulgação/PMP)

Os palacetes da Palmeira, que sedia o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, e 10 de Julho, que conta também com o Centro de Memória Barão Homem de Mello, receberam, juntos, em 2015, um total de 30.162 visitantes. Esse número representa um recorde histórico, mostrando o interesse cada vez maior do público pela memória da cidade. Nesses meses de férias e durante o ano inteiro, os locais são uma boa opção cultural de passeio.

A equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura realizou, na última semana, o levantamento geral de visitações do ano passado. O Palacete da Palmeira recebeu um total de 18.714 pessoas, enquanto o Palacete 10 de Julho contabilizou 11.448 visitantes. Em ambos, o tempo médio de visitação é de 60 minutos.

O Palacete da Palmeira – Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina – fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260, centro, e está aberto a visitação de terça à sábado, das 9 às 18horas, e domingos das 13 às 18 horas.

O Palacete 10 de Julho – Centro de Memória Barão Homem de Mello – fica localizado na rua Deputado Claro César, 33, centro, e recebe visitantes de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Para agendamento de grupos, é necessário entrar em contato pelo telefone 3648-1779.

Exposições: Nos dois palacetes, o visitante encontra exposições e curiosidades. A entrada é gratuita.

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina tem atrações no térreo, porão e pavimento superior. Entre as mostras, coleção de rádios e gramofones antigos, acervo da Escola de Pharmácia e Odontologia de Pindamonhangaba (que ocupou o Palacete da Palmeira de 1913 a 1929), Acervo da Revolução de 32 e do pindamonhangabense General Júlio Salgado, Memória da Escravidão no Brasil e no Vale do Paraíba, antigos sinos da Igreja Matriz, máquinas da Tribuna do Norte, porcelanas e pratarias antigas, entre outras.

Além de sua própria arquitetura, o Palacete 10 de Julho conta com sala de maquete e fotos do restauro, salão dos quadros da nobreza cafeeira, entre outros, e o visitante receberá dos monitores informações sobre os elementos da decoração e história do Palacete; prospecção pictórica; personalidades dos quadros; técnicas construtivas; itens expositivos do jardim como o mosaico e o muro de taipa e outros aspectos arquitetônicos dos Palacetes da segunda metade do século XII.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo