fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí comemora Dia Municipal da Folia de Reis

Folia de Reis no calçadão do Mercado Municipal de Jacareí. (Foto: Valter Pereira/PMJ)
Folia de Reis no calçadão do Mercado Municipal de Jacareí. (Foto: Valter Pereira/PMJ)

O calçadão do Mercado Municipal de Jacareí vai ser palco de uma grande folia na manhã deste domingo (10), data em que a cidade comemora o Dia Municipal da Folia de Reis, instituído pela Lei 5.335/2009.

Das 9h às 11h, cantadores e instrumentistas, vestidos com roupas coloridas, entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos.

O evento promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu começa com a apresentação do grupo Os Filhos do Oriente, que surgiu há 20 anos no Jardim Primavera. A seguir entra em cena o espetáculo teatral “Nasceu o Menino Deus”, com Humanidhas Trupe. E para encerrar. o grupo A Caminho de Belém, do bairro Bandeira Branca, com 11 anos de atividade.

publicidade


“O evento é uma boa oportunidade para quem aprecia e valoriza a cultura popular de conhecer o trabalho de grupos que ainda mantém viva essa tradição secular”, comenta a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sonia Ferraz.

História – Folias de Reis é uma festa de origem portuguesa que chegou ao Brasil no século XVIII e resiste até hoje. Festa religiosa de origem europeia, a Folia de Reis foi trazida pelos colonizadores portugueses. Porém, enquanto em Portugal a festa tinha o objetivo de divertir o povo, entre os brasileiros a folia passou a ter um caráter mais religioso, marcando, para os católicos, também o fim dos festejos natalinos, quando são desfeitas as decorações, desmontados os presépios e guardados os enfeites de Natal.

Sendo uma das festas mais ricas do folclore brasileiro, a Folia de Reis é composta por personagens (mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões) que realizam performances ao som da viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro. Os festeiros entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo