fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Defesa Civil de Pinda alerta população sobre prevenção de alagamentos

Recentemente, a cidade teve vários pontos alagados. (Foto: Internautas)
Recentemente, a cidade teve vários pontos alagados. (Foto: Internautas)

Com o verão e as fortes chuvas ao entardecer, existe tendência maior a alagamentos e inundações, devido à grande quantidade de chuva em poucas horas. A Defesa Civil de Pinda alerta sobre a importância da prevenção dentro das casas, por meio da inspeção de encanamentos que coletam águas das chuvas, evitando entupimentos.

publicidade


De acordo com o coordenador da Defesa Civil, geralmente essas saídas de água estão nos telhados, lajes, coletores de calha ou até mesmo na parte externa do imóvel, como ralos do quintal, de sacadas, de garagens e afins. “Normalmente, o entupimento ocorre quando o encanamento de saída de água está com grandes acúmulos de folhas, areia, terra, peças plásticas, pedaços de telhas quebradas, e diversos detritos, que dificultam ou impedem a vazão natural da água, pela tubulação”, explica.

Ele destaca que a Defesa Civil de Pindamonhangaba registrou, recentemente, ocorrência no centro da cidade, ocasionada por entupimento de ralo externo, no quintal, inundando o interior da residência, danificando móveis e eletrodomésticos. Nessa ocorrência, a ação foi realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Bocas de Lobo
O coordenador da Defesa Civil chama a atenção, ainda, para a necessidade da população em observar as bocas de lobo próximas de sua residência. No caso de constatar entupimento, o morador deve acionar a Prefeitura para efetuar a limpeza. “É muito importante a conscientização da população no sentido de colaborar e denunciar, para que as pessoas não depositem nas ruas entulhos, lixo e outros materiais que possam prejudicar a passagem de água pelas bocas de lobo, provocando alagamentos no entorno”, frisou o coordenador.

As denúncias devem ser feitas pelo telefone 3644-5206. O denunciante não precisa se identificar, apenas fornecer os dados.

Em caso de emergência, os telefones para contato com a Defesa Civil são 3643-1084 e 199.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo