fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

NovaDutra comemora um milhão de alunos formados no Estrada para a Cidadania

Em 2015, o Estrada para a Cidadania chegou à marca de um milhão de alunos formados nas 36 cidades lindeiras à via Dutra; Programa leva informações sobre educação no trânsito, cidadania e meio ambiente para alunos de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental. (Foto: Luciano Coca/CCR NovaDutra)
Em 2015, o Estrada para a Cidadania chegou à marca de um milhão de alunos formados nas 36 cidades lindeiras à via Dutra; Programa leva informações sobre educação no trânsito, cidadania e meio ambiente para alunos de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental. (Foto: Luciano Coca/CCR NovaDutra)

Com a marca de um milhão de alunos formados nas 36 cidades lindeiras à via Dutra, a CCR NovaDutra comemora o sucesso da décima edição do Programa Estrada para a Cidadania, promovido desde 2005, no eixo da Rodovia Presidente Dutra. Após dez anos de realização, o programa formou 1 milhão de alunos e 37 mil professores – somente em 2015, foram 128 mil alunos e 5.500 professores de escolas municipais das cidades lindeiras à rodovia. Para realizar as atividades, a Concessionária contou com a parceria das Secretarias Municipais de Educação dos municípios participantes.

publicidade


“Encerramos as atividades de 2015 com a marca de 1 milhão de crianças que participaram do Programa. Temos orgulho de integrarmos o grupo com o maior programa privado de Educação de Trânsito do país. Ao longo dos anos, temos plantado sementes e colhido muitos frutos positivos, com a disseminação de conhecimento sobre Educação no Trânsito para alunos do quarto ano e sobre Meio Ambiente para alunos do quinto”, comentou Carla Fornasaro, gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra.

Durante o ano, foram promovidos 290 encontros pedagógicos, sendo quatro sobre Braille, a fim de capacitar e reciclar os educadores. Para trabalhar com os alunos, eles recebem material didático exclusivo, constantemente atualizado, que considera a transversalidade das matérias, ou seja, busca incluir os conceitos de educação no trânsito e meio ambiente em diversas disciplinas. Todo o material também é produzido em Braile, para que haja inclusão de professores e estudantes com deficiência visual.

Educação no Trânsito
Além das aulas em sala, as crianças participaram de atividades complementares, como a ação Crianças Amigas da Estrada – foram realizadas em 2015 seis blitze educativas na qual os pequenos interagiram com os motoristas, o que proporcionou uma vivência real do trânsito. Em 2015, as edições da ação aconteceram nos municípios de Seropédica, no trecho fluminense, e nas cidades de São José dos Campos, Roseira e Lavrinhas, no trecho paulista.

Já a campanha Cidadania na Estrada permite que os alunos levem mensagens de solidariedade, paz e segurança no trânsito aos motoristas, por meio de cartas distribuídas nas praças de pedágio. Durante a Semana Nacional do Trânsito de 2015, foram distribuídas 30 mil cartinhas aos usuários da via Dutra, escritas de próprio punho pelos participantes do Estrada para a Cidadania. Além disso, estudantes de Guarulhos e São José dos Campos (SP) gravaram dicas de segurança para a programação da CCRFM 107,5, com o objetivo de sensibilizar os motoristas sobre a importância da direção segura.

Meio Ambiente
Por meio do espetáculo “De Canto em Canto”, produzido pela companhia de teatro CIAVIP Produções Culturais, foram realizadas 72 apresentações teatrais para alunos dos 36 municípios lindeiros à via Dutra, onde as crianças foram conscientizadas sobre a importância da água para o planeta. Em 2015, a campanha ‘Arte na Estrada’, distribuiu 20 mil cartões-postais produzidos pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 10 e 11 anos. O objetivo foi reforçar, por meio de mensagens e desenhos educativos, a importância da preservação do meio ambiente. Os cartões foram distribuídos nas praças de pedágios aos motoristas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo