fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cadernos do material escolar destacam história de São José

Foram escolhidas paisagens de três importantes pontos turísticos: Mercado Municipal, Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” e Parque Santos Dumont. (foto: Divulgação)
Foram escolhidas paisagens de três importantes pontos turísticos: Mercado Municipal, Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” e Parque Santos Dumont. (foto: Divulgação)

Os cadernos que serão distribuídos pela Prefeitura aos alunos da rede municipal de educação de São José dos Campos, em 2016, destacam paisagens que remetem a elementos do patrimônio histórico e cultural da cidade.

De acordo com o secretário de Educação, o objetivo é que fomentem o interesse dos alunos, pais e professores para a história da cidade contida em seu patrimônio material, além de destacar a beleza de sua arquitetura. “A aprendizagem começa pela capa do caderno”, ressalta.

Foram escolhidas paisagens de três importantes pontos turísticos: Mercado Municipal, Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” e Parque Santos Dumont. As belas cenas foram capturadas pelos fotógrafos profissionais Cláudio Capucho, Antônio Basílio e Tião Martins, da Assessoria de Planejamento de Comunicação da Prefeitura.

A história de cada um desses patrimônios está disponível na página da Secretaria de Educação no site da Prefeitura, no ícone Capas Históricas.

Os conjuntos do material escolar deverão ser entregues no início do ano letivo, previsto para o dia 11 de fevereiro. O acesso ao material escolar gratuito aos alunos da rede, implantado pela primeira vez em 2014, representa uma importante conquista para a população.

Os contratos foram firmados no dia 22 de dezembro com as empresas ganhadoras do pregão: Bignardi Industria e Comércio de Papéis e Artefatos (Vencedora do Lote 1 – Ensino Fundamental) e Master Indústria Comércio e Representações (Vencedora do Lote 2 – Ensino Infantil). Os lotes foram arrematados por R$ 4,2 milhões para o fornecimento de 68.467 conjuntos de material escolar.

Os pontos históricos

 O Mercado Municipal, na região central da cidade, foi o ponto de encontro da cidade nos anos trinta, quando, aos sábados, as famílias se encontravam, faziam compras ou apenas passeavam. Era o local onde se iniciavam os namoros, as amizades e, principalmente, acontecia o comércio.

O Mercado Municipal é elemento importante ainda hoje no processo de revitalização do centro da cidade, especialmente com sua vocação gastronômica, que deve ser incrementada na proposta do Novo Centro.

O Parque Municipal “Roberto Burle Marx”, na região norte, foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba, possuindo obras arquitetônicas assinadas pelo arquiteto Rino Levi e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx, formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, dando ao Parque da Cidade reconhecimento internacional.

Tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC, o local foi transformado em Parque Municipal em 1996, na gestão da prefeita Angela Guadagnin. Possui uma ampla área verde com espécies arbóreas declaradas imunes de corte (palmeiras imperiais, macaúbas e seafortias).

O Parque Santos Dumont, inaugurado em 23 de outubro de 1971, pelo prefeito Sergio Sobral de Oliveira, está localizado na região central da cidade.

Criado em homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont e buscando consolidar a identidade assumida pela cidade em função do seu importante parque aeronáutico, o local abriga exemplares aeronáuticos, como a réplica do avião 14 BIS, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo