fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Uso do drone em São José no combate à dengue tem balanço positivo

O drone sai às ruas uma vez por semana ou sempre que a equipe juntar cinco imóveis que atendam aos critérios para que sejam sobrevoados. (Foto: Cesar Augusto/PMSJC)
O drone sai às ruas uma vez por semana ou sempre que a equipe juntar cinco imóveis que atendam aos critérios para que sejam sobrevoados. (Foto: Cesar Augusto/PMSJC)

Um levantamento da Secretaria da Saúde, da Prefeitura de São José dos Campos, revelou que o uso do drone no combate à dengue teve resultados positivos. Dos 75 imóveis vistoriados até agora, em 31 os problemas foram sanados após contato com o proprietário e 44 foram autuados e multados.

O drone está em uso na cidade desde o dia 14 de maio deste ano, quando o município recebeu a autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar o equipamento em ações específicas de combate à dengue.

São vitoriados com o drone apenas os imóveis desabitados em que os agentes tenham dificuldade de contato visual para saber se no local há criadouros do mosquito transmissor da doença. Tais imóveis são identificados pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE) durante o trabalho em campo. Há também casos que chegam via reclamação de munícipes pelo 156.

Uma vez identificados os imóveis, o drone entra em ação. Sobrevoa o local e fotografa os locais onde for encontrado um potencial criadouro do mosquito da dengue. Tais imagens vão documentar o processo para notificação do proprietário que, se não sanar os problemas em um prazo de 7 dias, é autuado.

“Tivemos um bom retorno dos proprietários de imóveis que foram alvo dos drones. Muitos atenderam ao chamado e resolveram o problema. Era exatamente esse o nosso objetivo. A ideia não é sair multando todo mundo. Pelo contrário. É alertar para o risco e provocar uma reação positiva. Por isso, estamos muito satisfeitos”, disse a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O drone sai às ruas uma vez por semana ou sempre que a equipe juntar cinco imóveis que atendam aos critérios para que sejam sobrevoados. Os processos correm sob sigilo e o proprietário é contatado solicitando que a irregularidade encontrada seja corrigida, já que se trata de um potencial risco à saúde pública.

Dos 75 imóveis visitados, a grande maioria foi na região central (23), seguido pela região leste (19), Sul (18), Oeste (7), Norte (7) e Sudeste (1).

Para o secretário de Saúde, a estratégia do uso do drone foi acertada. “Em tempos de guerra contra o mosquito, como estamos vivendo agora, todo e qualquer instrumento tecnológico que possa auxiliar as equipes pode e deve ser utilizado. É isso que fizemos, acertadamente. Afinal, o drone se revelou um instrumento importante que já faz parte de nossas ações e, ao que tudo indica, veio para ficar”, disse.

Campanha

Neste ano, São José dos Campos registrou 14.358 casos de dengue (13.863 autóctones e 495 importados). Se for considerado só o chamado ano dengue (desde 5 de julho), são 121 casos (105 autóctones e 16 importados). Além disso, foram registrados 6 casos de zika vírus e três casos de chikungunya, todos importados.

Com o tema “Não dê espaço para o mosquito. Bote a dengue pra correr!”, a Prefeitura de São José dos Campos antecipou, desde outubro, a campanha de combate ao Aedes aegypti, com publicidade no rádio e na televisão. Além disso, criou um hotsite com informações sobre a doença e divulgou orientações por meio de folder, cartaz, banner e busdoor.

A antecipação do lançamento da campanha tem por objetivo mobilizar a população para a prevenção bem antes da chegada do período crítico da doença, que ocorre no verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo