fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sebrae investe em educação empreendedora no Vale e Litoral Norte

Os alunos utilizaram os conceitos aprendidos nas aulas para montar lojinhas e vender brinquedos ecológicos, temperos naturais, plantas, doces, aromatizadores de ambientes, sacolas e almofadas decoradas, entre outros. (Foto: Divlgação/Sebrae)
Alunos utilizaram os conceitos aprendidos nas aulas para montar lojinhas e vender brinquedos ecológicos, temperos naturais, plantas, doces, aromatizadores de ambientes, sacolas e almofadas decoradas, entre outros. (Foto: Divlgação/Sebrae)

O Sebrae-SP vem desenvolvendo o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Somente na área de atuação do Escritório Regional do Sebrae em São José dos Campos, o programa capacitou educadores em 13 cidades, com o objetivo de estimular nas crianças e adolescentes uma atitude empreendedora.

Os professores capacitados ensinam o conteúdo relacionado a empreendedorismo durante o ano letivo e muitas escolas promovem eventos, como o CEC (Centro Educacional Construir), de São José dos Campos, e o Colégio Diocesano “Padre Anchieta”, em Taubaté, que realizaram feiras do empreendedor neste mês.

Os alunos utilizaram os conceitos aprendidos nas aulas para montar lojinhas e vender brinquedos ecológicos, temperos naturais, plantas, doces, aromatizadores de ambientes, sacolas e almofadas decoradas, entre outros.

No CEC, a segunda edição da feira contou com a participação de 260 alunos e cerca de 250 visitantes no último sábado. Alunos de cinco meses a 11 anos participaram da confecção de produtos que homenagearam os estados do Norte e Nordeste do país.

Para a diretora pedagógica do CEC, Gláucia Ribeiro, “a ideia de realizar a Feira do Empreendedor surgiu para proporcionar uma experiência real de negócio para os alunos, fixando desta forma todos os conteúdos trabalhados ao longo do ano. Os alunos puderam participar de todas as etapas, desde o planejamento até a abertura da loja e venda dos produtos fabricados por eles”, comentou.

Ela também destacou o envolvimento dos alunos nas aulas de empreendedorismo e preparação para a feira. “Eles participaram com entusiasmo na escolha do produto, nome da loja e na discussão do preço dos produtos. No dia da feira, eles eram os vendedores e gerentes. Quando percebiam que algum produto estava ‘encalhado’ faziam promoções e criavam atrativos para os consumidores”, disse.

O Colégio Anchieta realizou pela primeira vez a Feira do Jovem Empreendedor, que teve a participação de 65 alunos. Para a professora Cristiane Ferreira de Oliveira Barros, as aulas de empreendedorismo e a feira trouxeram bons frutos.

“A capacitação do Sebrae-SP foi de muita importância e valia. Aprendi como aplicar a proposta e isso me deu uma base enriquecedora na vida profissional e pessoal. A participação dos alunos foi surpreendente e motivadora. Descobrimos habilidades que estavam ‘guardadas’ dentro do aluno. Definimos objetivos, planejamos, organizamos, ensaiamos, trabalhamos em equipe, pontuamos as habilidades e agilidade, procurando fazer o nosso melhor”, comentou.

JEPP na região

O Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos já aplicou o JEPP em 13 cidades das 18 cidades da sua área de atuação: Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Igaratá, Jacareí, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Santa Branca, Taubaté e Tremembé.

O JEPP trabalha nove temas, um para cada ano do Ensino Fundamental, que poderão ser aplicados dentro das disciplinas curriculares ou como atividades extracurriculares, a critério da escola.

Os alunos aprendem por meio de oficinas lúdicas noções sobre planejamento, comportamento empreendedor, cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo