fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santuário de Aparecida compra 13 sinos da Holanda para novo Campanário

Sinos foram produzidos na Holanda pela empresa Petit & Fritsen. (Foto Thiago Leon)
Sinos foram produzidos na Holanda pela empresa Petit & Fritsen. (Foto Thiago Leon)

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebeu na última semana os grandes sinos que vão compor o novo Campanário. São, no total, 13 sinos, que foram produzidos na Holanda pela empresa Petit & Fritsen.

publicidade


Como orienta a Igreja Católica, todo sino é dedicado a um santo. No caso dos sinos do Santuário, cada um será dedicado a um apóstolo e a cardeais, bispos e arcebispos que possuem história junto à Basílica, e por isso, cada um possui um símbolo diferente. O 13º e maior deles é dedicado à Sagrada Família e aos membros da Família Campanha dos Devotos, que ajudam a construir e manter o Santuário Nacional e seus projetos.

A concepção artística do projeto é do artista sacro Cláudio Pastro, assim como toda a parte internas e externa do Santuário de Aparecida.

No dia 8 de dezembro, dia em que se comemora a Imaculada Conceição, os sinos serão abençoados durante a Santa Missa das 9h, e ficarão expostos para visitação no lado Norte da Basílica, próximo à Porta Santa. É também próximo a esse espaço que será construído o projeto do Campanário, entre dois pontos muito visitados do Santuário Nacional: a Passarela da Fé e a Capela das Velas.

“O Santuário tem sido construído através de uma união de sonhos: da Família Campanha dos Devotos e de todos aqueles que trabalham aqui para ver a Casa da Mãe cada vez mais bonita”, disse o administrador-ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio dos Santos,

O Campanário pesará no total 284,74 toneladas, com a estrutura e todos os sinos.

O projeto é parte da preparação do Santuário para as comemorações do jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, que será comemorado no ano de 2017.

Reproduções musicais dos sinos foram personalizadas para o Santuário

Os sinos do Campanário do Santuário Nacional funcionarão de duas formas: através de toques comuns ou reproduções musicais personalizadas pelo Santuário.

Para os toques tradicionais, badalarão movidos por motores eletromagnéticos.

Já para a reprodução musical permanecerão “parados” e martelos internos produzirão os sons do carrilhão. As notas musicais foram definidas em conjunto com os maestros do Santuário, tendo como objetivo viabilizar a reprodução da maioria das músicas dedicadas a Nossa Senhora.

O projeto ainda conta com outra grande novidade: durante as apresentações com orquestra, como o PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, os sinos poderão fazer participação especial.

CAMPANÁRIO
Aspectos construtivos: Estrutura mista (Concreto e Metálica)
Dimensões da base: 9,00 x 20,00 m
Altura do Fólio Maior: 37,50 m
Altura do Fólio Menor: 32,50 m
Peso da Estrutura: 274 Toneladas
Peso Total (Estrutura + Sinos): 284,74 Toneladas

SINOS
Fabricação: Petit & Fritsen B.V (Empresa do Grupo Royal Eijsbouts)
Local de Produção: Asten (Holanda)
Curiosidade: A empresa Petit & Fritsen foi fundada no ano de 1.660. Logo após o fechamento de contrato com o Santuário foi adquirida pelo empresa Royal Eijsbouts, fundada em 1.872.
Concepção Artística: Cláudio Pastro | Cada sino tem um símbolo que representa o Apóstolo ao qual o sino é dedicado ou à Sagrada Família, no caso so sino C1 (maior).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo