fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José amplia e moderniza o sistema de iluminação pública

Somente nos primeiros meses de serviço, a empresa contratada vai instalar 1.200 novas lâmpadas em São José. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
Somente nos primeiros meses de serviço, a empresa contratada vai instalar 1.200 novas lâmpadas em São José. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

O prefeito  de São José dos Campos assinou na manhã da última sexta-feira (4), no Paço Municipal, contrato para a ampliação e modernização do sistema de iluminação pública de São José dos Campos. A empresa responsável pelos serviços será a Engeluz Iluminação e Eletricidade, que venceu a licitação realizada pela Prefeitura com uma proposta 36% menor que o valor previsto em edital – uma economia de R$ 482,3 mil aos cofres públicos.

O contrato com a empresa foi assinado no auditório do sétimo andar, com a presença do secretário de Obras, e do diretor de Concessionárias, além de outras autoridades do munícipio. A Prefeitura vai investir R$ 860,9 mil para que a Engeluz realize a modernização e a ampliação do sistema de iluminação pública de São José.

O contrato assinado tem validade de um ano, com possibilidade de prorrogação para mais cinco anos. A Engeluz será responsável por diversas melhorias no sistema, com implantação de novos pontos de luz, instalação de lâmpadas de LED, painéis fotovoltaicos (para converter a energia do Sol em elétrica), entre outras. A prioridade nos trabalhos serão os pontos com maior demanda e/ou que tiveram pedido cadastrado há mais tempo.

“Nós assumimos o serviço com o compromisso de levar à população qualidade e rapidez nos reparos e também com a proposta de expandir o sistema de iluminação pública. Investindo nisso, estamos investindo também na mobilidade e na segurança das pessoas”, disse o prefeito.

Somente nos primeiros meses de serviço, a empresa vai instalar 1.200 novas lâmpadas no município. “Agora, vamos passar a ter o domínio completo sobre o sistema de iluminação pública na cidade, tanto o existente quanto as expansões. Com a expansão, vamos retomar a instalação de novas unidades nos pontos que ainda carecem de iluminação”, explicou o diretor de Concessionárias.

Balanço

São José dos Campos possui 75 mil pontos de iluminação (postes e luminárias ornamentais) e, desde que a Prefeitura assumiu o serviço, 11.218 lâmpadas defeituosas foram substituídas. O número representa a recuperação de 15% da iluminação de ruas e praças no período de oito meses.

Atualmente, a cidade apresenta um dos menores índices de lâmpadas apagadas do Estado de São Paulo, com percentual de 1,2% em relação ao total de pontos de iluminação pública. O quantitativo é muito inferior ao índice de 5%, considerado aceitável, e também inferior em relação aos 3%, considerado como ideal pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A manutenção do sistema existente continuará a cargo da Urbam (Urbanizadora Municipal), que realiza o serviço sob a supervisão da Secretaria de Obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo