fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu do Folclore em São José comemora 18 anos

O Museu do Folclore, no Parque da Cidade, foi instituído pela FCCR em 1987, por sugestão da antiga Comissão Municipal de Folclore. (Foto: Ciete Silvério/FCCR)
O Museu do Folclore, no Parque da Cidade, foi instituído pela FCCR em 1987, por sugestão da antiga Comissão Municipal de Folclore. (Foto: Ciete Silvério/FCCR)

O Museu do Folclore completa 18 anos de atividade neste domingo (6) e para celebrar a data do presépio montado pelo figureiro Magela Borbagatto, será aberto para a visitação pública. O evento, que é gratuito, será às 14h30, no lado externo do Museu (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade). A atividade dá início ao Ciclo de Natal, que se estenderá até o final de janeiro de 2016.

Na abertura do presépio, estarão presentes três grupos de Folias de Reis: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia dos Três Reis do Oriente (São José dos Campos) e Folia de Reis do Oriente (Jacareí). Já no fechamento, dia 31 de janeiro, estão confirmadas 16 Folias de Reis – 13 do Vale do Paraíba e três de Minas Gerais. A programação começará às 9h30 e prevê, ainda, a celebração de uma missa.

O Museu do Folclore foi instituído pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em 1987, por sugestão da antiga Comissão Municipal de Folclore. Seu primeiro acervo foi instalado provisoriamente em 1992 na Igreja São Benedito.

A missão do Museu do Folclore é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São Jose do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

As atividades da montagem e abertura do presépio, como a presença das Folias de Reis, são uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), sob coordenação do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo