fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá realiza com sucesso o 6º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência

, o Teatro Mario Covas recebeu o espetáculo UP, da Oficina dos Menestréis, que contou com o recurso da audiodescrições por meio de fones. (Foto: Gianni D’Angelo/PMC)
, o Teatro Mario Covas recebeu o espetáculo UP, da Oficina dos Menestréis, que contou com o recurso da audiodescrições por meio de fones. (Foto: Gianni D’Angelo/PMC)

A sexta edição do Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência foi um sucesso nos quatro dias do evento. O público estimado, que participou das atividades, ultrapassou a marca de 5 mil participantes. Passeata, palestras, show com Tribo de Jah e o Musical UP foram as últimas atrações do final de semana.

A audiodescrição como recurso fundamental para a inclusão das pessoas com deficiência visual foi tema da palestra “Audiodescrição: O que é ver com palavras?”, com a professora doutora, Lívia Motta. Musicais, filmes, espetáculo de teatro e circo, jogos e competições, casamentos, batizados e partos, ou seja, qualquer atividade do cotidiano das pessoas é importante e passível de ser descrita para os deficientes visuais. “Abrem-se várias janelas de informação para os cegos a cada vez que há audiodescrição de um lugar, uma propaganda, um produto ou situações. A inclusão social se faz plena”, ressaltou.

Lívia destacou também a importância da audiodescrição nas escolas. “Um aluno cego ou com baixa visão, desde o primeiro dia, deve ser apresentado à sua escola por meio da audiodescrição. E os professores em sala de aula devem sempre fazer a leitura das imagens dos livros didáticos usados. Isso amplia os horizontes do aluno cego e também dos alunos sem problemas na visão”.

MUSICAL – Em seguida, o Teatro Mario Covas recebeu o espetáculo UP, da Oficina dos Menestréis, que contou com o recurso da audiodescrições por meio de fones.

O Musical trouxe 35 adolescentes com Síndrome de Down. Com direção de Deto Montenegro, meninos e meninas se dividiram no palco em várias esquetes sobre situações vividas no dia a dia, como paquera, bullying, importância da reciclagem dos materiais etc.

Acompanhados de uma banda, o espetáculo é alegre, colorido e alto astral, com informações e reflexões sobre a inclusão da pessoa com deficiência, por meio do teatro. Essa foi a terceira vez que a Oficina dos Menestréis se apresentou em Caraguá durante o Fórum Inclusivo.

A Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, agradeceu ao público e a equipe de sevidores e secretarias que apoiaram o evento. “A cada ano agregamos cada vez mais participantes. Isso demonstra que o Governo Municipal tem solidificado e expandido políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e idosos, que beneficiam a sociedade como um todo”, afirmou.

PASSEATA – Manhã de sol e céu azul foram o cenário ideal para reunir cerca de 600 pessoas, na tradicional passeata do Fórum Inclusivo, no sábado (5/12/2015). O encontro reuniu amigos, familiares, profissionais, pessoas com deficiência para celebrar a diversidade e a inclusão com muita alegria e bom humor.

O cadeirante Tiago Gonçalves, 25 anos, contou que esta foi a quinta passeata dele. “Acho importante esse evento, porque cultiva a igualdade entre todos”.

Outra cadeirante, Ellen Dias Braga, 30 anos, participou das seis edições. “Antes do Fórum Inclusivo, muitos na cidade não conheciam a situação das pessoas com deficiência. A gente vem para a rua e se mostra e isso é muito bom”, ressaltou.

O deficiente visual, Alecsandro Moreira, 46 anos, é de São Sebastião e também vem todos os anos. “A política para as pessoas com deficiência, em Caraguá, é um exemplo para outros municípios. Aprendo muito todos os anos que participo do fórum com as palestras e atividades”, afirmou.

O público percorreu as principais ruas do Centro e a chegada, este ano, foi na Praça do Caiçara. Lá, o coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com 25 integrantes, recepcionou os participantes com a apresentação da música Jingle Bells (versão de Michel Teló).

Crianças e adultos também se divertiram com distribuição de algodão doce, picolés e pipoca. E puderam participar de oficinas de pintura, modelagem em argila, dança circular e artesanato em fibra de bananeira.

O 6º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba, realizado pela Prefeitura, iniciou no dia 3 de dezembro (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) e reuniu várias atividades como palestras com o consultor internacional sobre Inclusão, Romeu Sassaki, com o Juiz Federal da 5ª Vara de Pernambuco, Roberto Wanderley Nogueira, a apresentação da Banda RC na Veia, com o filho do rei Roberto Carlos, Dudu Braga (bateria) e da Tribo de Jah, banda de reggae que tem quatro integrantes cegos em sua formação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo