fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Seminário em São José discute escassez hídrica no Vale do Paraíba

Seminário debaterá os avanços e retrocessos, transposições das águas do Rio Paraíba do Sul e as medidas de controle aplicáveis. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)
Seminário debaterá os avanços e retrocessos, transposições das águas do Rio Paraíba do Sul e as medidas de controle aplicáveis. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)
O II Seminário Regional – Desafios e Ameaças da Escassez Hídrica para o Vale do Paraíba será realizado nesta quinta-feira (19), a partir das 14h, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (Via Dutra, km 137,8 – Eugênio de Melo). Cerca de 200 pessoas estão inscritas para participar do seminário. Mas os interessados ainda podem se inscrever pelo site do evento.

A realização do seminário é do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp (ICT/Unesp) em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, Parque Tecnológico e a Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos.

O seminário é uma oportunidade de debater os avanços e retrocessos do último ano, as transposições das águas do Rio Paraíba do Sul e as medidas de controle aplicáveis. Dados mostram que, nos últimos 15 anos de monitoramento do sistema hidráulico do Rio Paraíba do Sul, 2015 foi o único em que os reservatórios atingiram um volume útil inferior a 10%.

A iniciativa dá continuidade à parceria firmada a partir de março deste ano, quando a Secretaria de Meio Ambiente se uniu à Diocese e Unesp para promover uma campanha de esclarecimento para a população sobre a crise hídrica e uso consciente da água, por meio de vídeos educativos, seminários e mobilizações. O primeiro seminário sobre este tema foi realizado em dezembro de 2014.

Programação

14h
Painel Abertura (Unesp, Prefeitura de São José dos Campos, Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos e Parque Tecnológico)

14h30 – 14h50
Panorama atual – disponibilidade, demandas e ações do último ano
Edilson de Paula Andrade (Geólogo, especialista em Gestão de Recursos Hídricos)

15h15
Transposições das águas do Paraíba do Sul
Juarez Domingues de Vasconcellos (Secretário de Meio Ambiente de Igaratá)

15h20 – 15h50
Debate
Moderador: Silvio Simões (Professor da Engenharia Ambiental do ICT/UNESP)

16h20 – 16h40
PSA no Vale do Paraíba
Alexandra Andrade (Instituto Oikos de Agroecologia)

16h45 – 17h05
Soluções para minimização e reúso de água
Fernando Lourenço de Oliveira (Sup. unidade de negócios do Vale do Paraíba – SABESP)

17h10 – 17h40
Debate
Moderador: Ricardo Novaes (Diretor de Planejamento da SEMEA/PMSJC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo