fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Parque Vicentina Aranha divulga programação

No último final de semana deste mês, encerramos nossa Programação Cultural dedicada a cultura afro-brasileira, inspirada pelo Dia da Consciência Negra.

 O Grupo Pé na Dança faz parte da oficina de danças brasileiras, ministrada pela artista popular Ana Maria Carvalho. (Foto: Divulgação/AJFAC)
O Grupo Pé na Dança faz parte da oficina de danças brasileiras, ministrada pela artista popular Ana Maria Carvalho. (Foto: Divulgação/AJFAC)

Na quarta-feira (25) o cantor e compositor do Vale do Paraíba, MC José, conduzirá o Encontro de MC´s no Parque Vicentina Aranha. MC José utiliza o rap como linguagem de resistência sócio-cultural, falando sobre a realidade social, resgatando raízes culturais e destacando o poder da espiritualidade no fortalecimento dos cidadãos.

Neste encontro MC José e seus convidados buscam a riqueza poética na cultura hip-hop, promovendo a valorização da mensagem por meio do rap. O evento, que começa às 19h, contará com um bate-papo com o público seguido de uma apresentação musical.

O domingo (29) no Parque será marcado por muita música e dança! A manhã começa com a apresentação no Grupo Pé na Dança às 09h30. O Grupo Pé na Dança faz parte da oficina de danças brasileiras, ministrada pela artista popular Ana Maria Carvalho, que ocorre dentro do Parque Vicentina Aranha. Suas danças são voltadas para a pesquisa e transmissão de manifestações da cultura popular, especialmente do norte e nordeste do país.

Encerrando a manhã em grande estilo, o Parque apresenta um dos destaques da Programação de Novembro, o espetáculo musical “Yebo” pelo Grupo Gumboot Dance Brasil. Parte deste mesmo espetáculo pode ser apreciada no último sábado (21) no Programa Altas Horas, da Rede Globo de Televisão.

O Gumboot Dance, que significa dança de botas de borracha, é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores do século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Yebo é o segundo espetáculo do Gumboot Dance Brasil.

Ele aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério; a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e a espera das mulheres por seus maridos durante a temporada de exploração das minas.

Neste espetáculo, os músicos Mauricio Oliveira e Keleson Oliveira juntaram-se ao Grupo Gumboot Dance Brasil para fazer a trilha sonora, com direção musical de Alysson Bruno. Coreografia de Rubens Oliveira. As botas e o figurino são os mesmos usados pelos mineradores africanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo