fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santuário de Aparecida acolhe 1º Congresso Continental da Divina Misericórdia

Equipes da organização reúnem-se em Aparecida para articulação do evento. (Foto: Flávia Gabriela/Santuário de Aparecida)
Equipes da organização reúnem-se em Aparecida para articulação do evento. (Foto: Flávia Gabriela/Santuário de Aparecida)

O Santuário Nacional de Aparecida acolhe, entre os dias 25 e 28 de agosto do próximo ano, o 1º Congresso Continental da Divina Misericórdia – ACCOM. O evento deve reunir cerca de 7 mil pessoas para refletir sobre o tema “Discípulos Missionários de Cristo Misericordioso”.

publicidade


De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, quem realiza o evento, a atividade foi inspirada no Congresso Mundial, que acontece em 2017 nas Filipinas.

“Com base na Evangelii Gaudium (n. 126), que alude às expressões de piedade popular como “lugar teológico”, ou seja, que propiciam a reflexão teológica, é possível partir do ícone de Cristo misericordioso e elevá-lo à condição de um signo de primeira grandeza a iluminar e impulsionar o projeto missionário de Aparecida, a fim de que, acima de tudo, tenhamos o olhar fixo no Coração de Cristo, a fonte da qual saem “sangue e água”, os sacramentos pascais do Batismo e Eucaristia”, explica o Cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

Segundo Dom Damasceno, os fiéis são chamados a ser discípulos missionários em virtude do seu Batismo, e só da Eucaristia brotará a Civilização do Amor capaz de transformar a América Latina no Continente da Esperança, do Amor e da Misericórdia.

“Para isso podemo-nos servir desta nova pintura de Cristo misericordioso, que traz o rosto do Cristo sofredor – O Rosto da Misericórdia -, com o qual nossos povos particularmente se identificam, pois aí eles encontram o amor misericordioso de Deus. Assim, podemo-nos referir a ela, pedagogicamente, como uma “imagem pascal e missionária”.

O congresso contará com conferências, celebrações, testemunhos e com a meditação do Terço da Misericórdia, que já teve seu início neste mês de outubro, no Rio de Janeiro. Naquela capital, organizado pela Arquidiocese local, toda a 1ª terça-feira do mês, no Morro do Corcovado, o terço é meditado com uma intenção que faz referência ao tema central.

A programação detalhada pode ser acessada no site do evento www.accom2016.org/br/.

1º Congresso Continental da Divina Misericórdia é um dos grandes eventos programados para 2016 no Santuário Nacional de Aparecida.

Participação – O Congresso é aberto a todos os interessados. Para participar é necessário fazer a inscrição no site da ACCOM www.accom2016.org/br/. Dada a dimensão do evento, as inscrições encerram-se no dia 31 de dezembro deste ano.

Ano Santo da Misericórdia – O 1º Congresso Continental da Divina Misericórdia acontece em sintonia com a proclamação do “jubileu extraordinário” centrado na “misericórdia de Deus”, proclamado pelo Papa Francisco no dia 13 de março deste ano, na Basílica de S. Pedro. O jubileu terá início a 8 de dezembro deste ano de 2015, solenidade da Imaculada Conceição, e percorrerá todo o ano de 2016, solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Por isso a Igreja Católica se articula para a realização de diversos eventos neste contexto, entre eles a abertura da Porta Santa na Basílica de S. Pedro, que acontece também no dia 8 de dezembro, e em todas as Catedrais ou nas igrejas estabelecidas pelo Bispo diocesano no mundo inteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo