fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fibria participa de cerimônia de 20 anos da LIC em Jacareí

Já foram apoiados pela empresa 36 projetos culturais. (Foto: Divulgação)
Já foram apoiados pela empresa 36 projetos culturais. (Foto: Divulgação)

Em comemoração aos 20 anos de criação da LIC (Lei de Incentivo à Cultura) no Brasil, a Prefeitura de Jacareí realizou um coquetel para as empresas, proponentes e comunidade. O evento, que aconteceu na última sexta-feira (6), no EducaMais Jacareí, lotou o teatro e contribuiu para a valorização dos projetos. Adriano Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria, compôs a mesa ao lado do prefeito Hamilton Ribeiro Mota, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart e demais autoridades presentes.

publicidade


A Fibria, com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento social e cultural das comunidades onde atua, há oito anos apoia projetos culturais para diferentes públicos e bairros do município, por meio da LIC.

A cidade de Jacareí deu início à utilização da lei em 2002, e em 2005 a Fibria se tornou incentivadora das iniciativas culturais, e hoje a empresa já contabiliza 36 projetos beneficiados. A Fundação Cultural Jacarehy registrou até 2014, a realização de 115 projetos, dos quais a Fibria apoiou 27%.

Para o consultor de Sustentabilidade, Adriano Martins, o investimento da empresa é muito importante, pois contribui com o desenvolvimento social do município. “A Fibria valoriza as manifestações artísticas e incentiva o acesso à cultura e ao entretenimento”, comenta.

Somente este ano, são cinco projetos apoiados pela empresa: Casa de Causos, uma série com 12 episódios que valoriza os contadores de história locais; Ateliê Móvel, projeto que leva oficinas de artes visuais para os bairros em uma Kombi adaptada; Infraaudio, banda com repertório diversificado e que realiza workshops e shows gratuitos para a comunidade; Nonada – Amores do Sertão transmite por meio de contação de histórias de Guimarães Rosa, a cultura popular brasileira; e Teatro do Povo, que fomenta o teatro popular com apresentações nas ruas e praças.

Sobre os projetos apoiados pela Fibria

Casa de causos (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)
Abrangência: Jacareí
Objetivo: Produzir uma série com 12 episódios que serão exibidos na TV Câmara de Jacareí, São José dos Campos e também no canal do Youtube. Valorizar os contadores de história de Jacareí e do Vale do Paraíba.

Ateliê Móvel (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)
Abrangência: Jacareí
Objetivo: Possibilitar a difusão das artes visuais em áreas distantes do centro urbano da cidade de Jacareí para diferentes públicos e propiciar experimentações em técnicas mistas, têmperas mineral e vegetal/confecção de tintas caseiras naturais.

Infraaudio (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)
Abrangência: Jacareí
Objetivo: Potencializar a produção musical no município de Jacareí, realizando workshops, integrando as bandas de garagem e disponibilizando estúdios.

Nonada – Amores do Sertão (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)
Abrangência: Jacareí
Objetivo: Levar a comunidade e as escolas para o teatro para conhecer a cultura popular brasileira através das histórias de Guimarães Rosa.

Teatro do povo (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)
Abrangência: Jacareí
Objetivo: Fomentar o teatro popular na cidade de Jacareí, por meio de apresentações da peça “Tião e a Língua do Boi”, uma das maiores manifestações populares nos bairros periféricos, em um total de 30 apresentações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo