fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Dia da Consciência Negra é celebrado na Câmara de Vereadores em Pinda

Autoridades e homenageados. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Autoridades e homenageados. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou nesta segunda-feira, dia 23 de novembro, a Sessão Solene que comemorou o “Dia da Consciência Negra”. O ato foi realizado por meio do Requerimento nº 1.764/2015, de autoria do vereador Janio Ardito Lerario.

A sessão – que foi presidida por Janio Lerario (PSDB) – contou com a participação dos vereadores José Carlos Gomes “Cal” (PTB), Ricardo Piorino (PDT); Carlos Eduardo de Moura – Magrão (PPS) e Professor Eric (PR). Também estiveram presentes, o Secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Cleber Bianchi (que representou o Prefeito Vito Ardito); o Presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, Antonio Rogério Lemes de Souza – Pai Rogério; o Diretor da Associação Afro-Livre de Pindamonhangaba, Francisco Wellington Sampaio, a Oradora Oficial, Patrícia Cristina Galvão e o benfeitor nigeriano Ajayi Ojeyemi Idunnuifá.

Benfeitor nigeriano Ajayi Ojeyemi Idunnuifá, participou do evento. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Benfeitor nigeriano Ajayi Ojeyemi Idunnuifá, participou do evento. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Na Sessão Solene comemorativa ao “Dia da Consciência Negra” foram conferidos Diplomas de “Honra ao Mérito” aos homenageados: Douglas Ramiro (que foi representado pela mãe, Maria Aparecida de Siqueira), Benedito Sergio Irineu – Ditão, Helio Antonio de Almeida, Maria Vitoria da Silva Santos, José Carlos dos Santos e Antonio Roberto de Souza.

Patrícia Cristina Galvão foi a oradora oficial da noite. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Patrícia Cristina Galvão foi a oradora oficial da noite. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Em seu pronunciamento, oradora oficial da sessão, Patrícia Cristina Galvão lembrou que “ao longo da história, a contribuição da população negra na sociedade brasileira se deu na construção de riquezas socialmente produzidas, nas grandes construções arquitetônicas, na mão de obra da produção agrícola e na influência da música popular brasileira e nas danças, arte, cultura e esporte”.

Apresentações artísticas e culturais
A sessão contou, ainda, com apresentação de capoeira como “Grupo de capoeira Pé na Ginga”, comandado pelo Mestre Mandela e da Companhia de Ballet apoiada pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba. No final da sessão, aconteceu a apresentação de cantigas em Yorubá do “Ile ase efon yalakun omi”, organizada pelo Templo Religioso do Pai Rogério.

Além das homenagens aos membros da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, um dos pontos mais importantes da sessão solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra foi a participação do benfeitor nigeriano, Ajayi Ojeyemi Idunnuifá, que fez uma oração pedindo que Deus abençoe as nossas cabeças.

Balé foi uma das atrações culturais da noite. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Balé foi uma das atrações culturais da noite. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Ao encerrar o evento, o presidente da sessão, vereador Janio Ardito Lerario lembrou a sua relação com a comunidade negra de Pindamonhangaba citando as festas e comemorações que realiza com a família Corenga. “Nós fazemos sempre uma reverência aos afrodescendentes. Isso mostra uma evolução muito grande em todo Brasil, em especial aqui em Pindamonhangaba. Muito obrigado a todos vocês por ser terem vindo e participado dessa sessão. Cada vez mais fazemos uma festa melhor e isso ficou provado na noite de hoje”, concluiu o vereador Janio Ardito Lerario.

GALERIA DE FOTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo