fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Coro Jovem Sinfônico comemora 10 anos durante 4ª noite do Festimúsica

No terceiro dia do festival, a animação do público ficou por conta do Projeto Quatro Mais. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)
No terceiro dia do festival, a animação do público ficou por conta do Projeto Quatro Mais. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)

O Coro Jovem Sinfônico comemorou dez anos de existência com uma apresentação cheia de surpresas e emoção na noite desse domingo (22), no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana), durante o primeiro Festimúsica.
Regidos pelo maestro Sergio Wernec, os coralistas interpretaram canções clássicas como O Fortuna, do espetáculo Carmina Burana, peças de Bach, Haydn, Verdi, sem deixar o repertório de músicas brasileiras como Aquarela do Brasil e Cunhataiporã.

A série de apresentações contou com participações especiais de instrumentistas e solistas que emocionaram o público. Entre eles, estava o músico Atilio Rocha, que acompanhou o coro tocando violão nas músicas Baladilla de Los tres rios e Crótalo, de Mario Castelnuovo.
Rafael da Rocha Braga, integrante do Coro Jovem, se sentiu realizado em poder comemorar mais um aniversário. “Eu estou no coro desde 2008 e é muito legal ver o crescimento de todo mundo. Eu fico realizado, pleno, muito feliz pela equipe com quem eu trabalho. Comemorar esses dez anos é uma conquista para o coro”, comentou o músico.

Durante a comemoração, ex-coralistas que acompanhavam o espetáculo foram convidados a cantar no palco junto com a atual formação do Coro Jovem, em um momento divertido e carinhoso de reencontros.

O evento contou ainda com um vídeo de homenagens ao grupo e ao maestro Sergio Wernec, que demonstrou toda sua emoção ao ministrar as apresentações.

“Todo o sentimento de hoje a gente colocou no concerto, com muita dedicação. A música fala por si”, disse o maestro, que está há oito anos neste projeto.
O Coro Jovem Sinfônico foi idealizado em 2005, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com o objetivo de educar por meio da música e formar novas plateias e futuros cantores profissionais.

Festimúsica
Além da apresentação do Coro Jovem, o quarto dia do Festimúsica trouxe um show instrumental do músico Marcílio de Sousa Lima que, no violão, apresentou um repertório típico das tradições da música brasileira, proporcionando um resultado sonoro, intimista e vibrante.

O artista interagiu com a plateia durante todo o show e contou a história de cada música apresentada. “O Festimúsica está trazendo obras das pessoas que moram aqui, que se formaram aqui, está trazendo as obras do joseense. Com o festival, a gente pode mostrar para as pessoas que existe criatividade na região e, a partir disto, essas pessoas vão conhecer e repercutir a música. É assim que se gera cultura”, disse Marcílio, que toca desde os 12 anos.
Foram mais de dez apresentações desde quinta-feira, início do festival, além das intervenções culturais no Artemóvel. A banda Sr. Bamba, de São Sebastião, foi a atração que encerrou a noite de sábado.

“O que nos chamou atenção no Festimúsica foi ele ser autoral e vir de encontro à cara da banda e à nossa proposta de trabalho, já com um disco gravado e terminando de gravar o segundo, o #musicalidaderespeito, que é para o janeiro de 2016”, disse a produtora do Sr. Bamba, Penúnia Souza, banda que mistura rock e o som pesado aos mais diversos estilos musicais brasileiros, como o samba.
O Festimúsica tem como proposta dar espaço a artistas independentes e autorais, além de oferecer o acesso a esse tipo de produção ao grande público, promovendo encontros culturais marcantes.
“Espero que o Festimúsica, que parece ser único na região, tenha novas edições, assim como o Festidança e o Festivale têm o seu espaço, e que ele consiga dar frutos e continue”, comentou o músico Joca Freire, que também se apresentou no sábado com João Marcondes. Eles apresentaram os dois últimos CDs da dupla, “Meu Amigo João” e “Quisera”, que fazem parte do repertório de uma trilogia que vamos concluir no próximo ano.

O 1º Festival da Música Autoral de São José dos Campos (Festimúsica) continua a partir dessa quarta-feira, com a apresentação de Alaíde Costa no Museu Municipal (Pça. Afonso Pena, 29 – Centro) e do Sarau Rap na sede da FCCR (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. da Cidade), ambos às 20h. Os shows seguem até domingo.

Programação dos próximos dias do festival:

25/11 (Quarta-feira)
19h – Orquestra de Viola Caipira (Museu Municipal)
20h – Alaíde Costa (Museu Municipal)
20h – Sarau RAP (Sede FCCR)

26/11 (Quinta-feira) | Sede FCCR
19h – Percussivo
19h30 – Intervenção Artemóvel: Curta Machado
20h – Duo Brasileiríssimo
20h – Intervenção Artemóvel: Coral do Rancho
21h – Raul de Sá Trio
21h30 – Intervenção Artemóvel: Curta Machado
22h – Benoit Decharneux

27/11 (Sexta-feira) | Sede FCCR
19h – Márcia Cherubin
19h30 – Intervenção Artemóvel: Cia Jovem de Dança
20h – Flávia Ellen
20h30 – Intervenção Artemóvel: Cia Jovem de Dança
21h – Bruno Roberti
21h30 – Intervenção Artemóvel: Cine Bandas
22h – Amplitude Valvulada

28/11 (Sábado) | Sede FCCR
15h – Palestra “Composição e Arranjo” com Luiz Tatit
17h30 – Cortejo Congada
18h – Maucuidado – Fino
18h30 – Intervenção Artemóvel: Dança – Turma de Gláucia Ribeiro
19h – Homens de Melo
19h30 – Intervenção Artemóvel: Dança – Turma de Gustavo Fataki
20h – Bella ‘n’ Jockers
20h30 – Intervenção Artemóvel: Dança – Turma Paulo Coceira
21h – Phill Zr
21h30 – Intervenção Artemóvel: Dança – Turma de Robson Jacqué
22h – Coronel João Bento

29/11 (Domingo)
15h – Banda Raul 70 (Sede FCCR)
16h30 – Cortejo Seresteiros do Vale (Sede FCCR)
16h30 – Cultura da Infância com Tatau, Bene, Vivian e Fátima (Sede FCCR)
17h – Projeto Vozes da Cidade (Sede FCCR)
20h – Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (Cine Santana)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo