fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá realiza a tradicional festa de Iemanjá

(Divulgação/PMC)
(Divulgação/PMC)

A população de Caraguá será presenteada com mais uma edição da festa que prestigia a orixá no próximo dia 12 de dezembro, no entorno da estátua, na praia do Centro.

O evento é uma das maiores manifestações religiosas públicas e deve começar com fogos de artifício a partir das 20h.

Em meio a um ritual, os fiéis personalizam pequenos barcos ou cestos que são oferecidos à Iemanjá. Os produtos mais depositados nas águas são flores, velas e perfumes, como agradecimento à Inaê, apelido dado por alguns devotos.

A tradição conta que eles pediram ajuda à sereia e ofertaram presentes para ela. A oferta foi feita no meio do mar e, desde então, a festa é realizada todos os anos.

A homenagem visa a confraternização entre as religiões Umbanda e Candomblé, que normalmente têm datas de comemoração diferentes, 8 de dezembro e 3 de fevereiro.

Em 2012, a cidade recebeu mais de 10 mil festeiros, que vieram das cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba e São Paulo. Este ano, a expectativa é um público maior.

A Festa de Iemanjá é uma organização da União Federativa de Umbanda e Candomblé de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo