fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté apresenta aplicativo de ônibus para população

Ortiz Júnior, prefeito de Taubaté, durante lançamento do aplicativo. (Foto: Divulgação/PMT)
Ortiz Júnior, prefeito de Taubaté, durante lançamento do aplicativo. (Foto: Divulgação/PMT)

A prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, lançou nesta segunda-feira, 19, o aplicativo Cittamobi, que vai auxiliar e modernizar o atendimento aos usuários do transporte público através dos smartphones.

publicidade


Pelo celular a população vai poder ter acesso às informações específicas dos ônibus em tempo real, como a previsão de chegada do próximo veículo. O Cittamobi mostra no mapa a localização dos pontos e suas respectivas linhas, e o usuário inclusive pode selecionar a linha que mais utiliza, para acelerar ainda mais as informações.

Também foi desenvolvido um aplicativo exclusivo para pessoas com deficiência visual, o Cittamobi Acessibilidade, onde o usuário recebe automaticamente, em formato de áudio, as informações necessárias e a busca por ônibus adaptados.

Para que o aplicativo possa funcionar corretamente, inicialmente foram mapeados os pontos de parada de ônibus da cidade. As linhas, veículos e seus horários foram cadastrados para cálculos considerando trânsito, posição dos ônibus, linhas cadastradas, e outras variáveis, para gerar as previsões de chegada e saída dos veículos em cada ponto mapeado.

A atualização das informações é possível graças à tecnologia GPRS, onde cada ônibus possui um pequeno transmissor que mostra sua posição captada por um GPS.

O app é interativo e o usuário pode relatar problemas e dar sugestões. O Cittamobi está disponível para os sistema iOS e Android.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo