fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Semana Nacional de Ciência terá evento sobre raios em São José

Raio em Santana do Livramento. (Foto: Marcos Ozanan/Jornal A Plateia)
Raio em Santana do Livramento. (Foto: Marcos Ozanan/Jornal A Plateia)

Quer conhecer mais sobre raios? Em São José dos Campos, uma das cidades de maior incidência do fenômeno no estado de São Paulo, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai de 19 a 25 de outubro, será uma ótima oportunidade.A programação traz opções para admirar a beleza dos raios e também saber como se proteger.

publicidade


Durante a semana, 20 fotos raios de seis estados do Brasil, podem ser prestigiadas na exposição que ocorrerá no Vicentina Aranha. A exposição é fruto do concurso “Foto do Mês”, realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (INPE). Lançado em dezembro de 2014, o concurso elege a melhor foto de raios de cada mês e já recebeu cerca de mil fotos. A exposição inclui, é claro, uma foto de raios em São José dos Campos, cidade que recebe por ano cerca de 12 raios por quilometro quadrado.

Já na palestra “uma conversa ao sabor dos raios”, com o convidado Dr. Osmar Pinto Junior, Coordenador do ELAT-INPE, o cientista irá desmistificar o tema em uma bate papo descontraído no Centro da Juventude de São José dos Campos no dia 22 de outubro, às 19h.

No sábado, 17, às 19h é hora de sessão de cinema obrigatória para quem quer saber como se proteger dos raios. O filme “Fragmentos de Paixão”, que esteve em cartaz na rede Cinemark, será exibido no ar livre no Centro da Juventude e promete responder como um raio pode mudar uma vida. No sábado seguinte, 24, às 19h, haverá uma nova exibição do filme, desta vez no Parque Vicentina Aranha.

O primeiro filme sobre os raios no Brasil apresenta a temática em uma perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas.

No filme, são apresentadas seis vidas, seis histórias distintas, que mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo