fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Orquestra de Metais” e “Banda” animam público em São Sebastião

Plateia da Rua da Praia se rende a música orquestrada. (Fotos: Valéria Borges/PMSS)
Plateia da Rua da Praia se rende a música orquestrada. (Fotos: Valéria Borges/PMSS)

O domingo último, dia 11, foi musicalmente encantador para aqueles que foram ver as apresentações musicais agendadas para a noite ou passava pelo calçadão da Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião.

Os 23 integrantes da “Orquestra de Metais” da Fundass (Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana)/Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), sob a regência de Daniel Maciel, realizaram uma apresentação que rendeu muitos elogios.

A orquestra apresentou um repertório de músicas populares, nacionais e internacionais, iniciando com o clássico rock “The Wall” do Pink Floyd. Entre as nacionais tocaram “Eva”, música original de Giancarlo Bigazzi e Umberto Tozzi com versão em português Marcos Ficarelli, sucesso do grupo Rádio Táxi nos anos 80 e “Ana Júlia” dos Los Hermanos, entre outras.

O grupo musical, que no total tem cerca de 55 integrantes, é formado por jovens que tiveram o primeiro contato com a música ao entrar para a orquestra e que já estão juntos nessa estrada há quase dois anos.

Beatriz Lourenço e a prima Barbara Nunes, acompanhadas de mais 4 amigos, vieram de Campinas para passar o feriado na cidade e, depois da praia e do jantar na Rua da Praia pararam para apreciar a apresentação.

“Achamos incrível ver meninos tão novos e tão talentosos, não resistimos e paramos para ouvi-los tocar. Foi muito bacana, todos nós gostamos, foi como um presente para alegrar a noite”, disse Beatriz.

“Eu achei maravilhosa essa apresentação. Eu nunca tinha visto igual, umas crianças como estas, começando na música e já dando este espetáculo. Sem contar que são da terra”, relatou Silvia Zago.

Para o regente Daniel Maciel a noite foi especial. “A cada apresentação eles surpreendem mais e eu fico imensamente feliz, pois eles têm se desenvolvido de uma forma que eu classifico como rápida demais, diferente de outras experiências que já vivi. São crianças e adolescentes excepcionais”.

Cassiane de Ávila, trompetista da orquestra, contou que é muito legal se apresentar, mas que sempre todos ficam muito ansiosos e ainda tímidos antes do início das apresentações públicas, porém “quando começam a tocar a timidez some e se entregam para fazer o que mais gostam”.

Presente a apresentação, a diretora de cultura da Sectur, Vera Alonsa, disse que é um orgulho acompanhar o crescimento da orquestra e poder proporcionar a eles oportunidades para que levem ao público seus múltiplos talentos. “Esta foi mais uma noite importante para eles e encantadora para todos nós que temos o prazer de ouvi-los”.

Banda Municipal

A tradicional retreta dominical da “Banda Maestro Manoel Ladislau de Mattos” ocorreu no pátio interno da Sectur por causa da leve garoa que chegou na noite do domingo, mas que não impediu a formação de uma plateia lotada e muito animada.

Conduzida pelo maestro Almir Clemente, a banda apresentou nesta noite grandes temas musicais do cinema, sempre intercalados por valiosas explicações ou mesmo relatos curiosos sobre cada um deles. A magia da noite começou com o clássico ‘Star Wars Theme’, do premiado compositor americano John Williams, que agradou pessoas de todas as idades.

A viagem cinéfila terminou com dois clássicos dos Beatles que também foram temas de filmes: ‘Eleanor Rigby’ do filme Yellow Submarine (1968) e ‘Get Back’ (1991), música que dá nome ao filme estrelado por Paul McCartney.

O público aplaudiu de pé, mas não deixou a banda se dispersar, em coro pediram bis e o maestro Almir Clemente e seus músicos foram acompanhados pelos presentes com música popularmente conhecida como ‘segundo hino nacional’, ‘Aquarela do Brasil’ de Ary Barroso.

Maria Rita Nogueira, acompanhada da sobrinha Andreia Rocha Nogueira, acompanharam toda a apresentação com uma animação contagiante. Maria Rita contou ao final que a noite lhe proporcionou uma dupla viagem no tempo. “As músicas nos levaram para viajar por entre os filmes e estar neste lugar foi para mim uma viagem particular, pessoal, pois estudei até o grupo escolar até o ensino médio neste prédio e ver este espetáculo para mim aqui neste lugar é mágico”, contou a ex-aluna do Colégio Henrique Botelho, que mora já há 50 anos em São José dos Campos, mas junto a família mantém casa em São Sebastião e têm a cidade como a segunda casa.

“Mesmo morando em São José sempre que podemos vimos para a praia e aproveitamos para matar a saudade de lugares que nos povoam a memória, inclusive acompanhamos a agenda cultural pelo site da prefeitura e fazemos questão de frequentar a programação quando estamos por aqui, como neste feriado”, completou Andreia.

A secretária de cultura e turismo, Marianita Bueno, falou sobre a noite. “Poder apreciar espetáculos musicais já é por si uma programação bastante alegre e encantadora, mas quando acompanhamos o trabalho destes músicos isto ganha um sabor especial. Esta noite começou pelo talento crescente e surpreendente dos jovens da Orquestra de Metais e culminou com o profissionalismo exemplar da Banda Municipal, trabalhos de excelente qualidade que fizeram a alegria do público presente nesta noite”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo