fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Na reorganização escolar, duas escolas serão fechadas em Pinda

Escola Yolanda Vellutini, no Santa Cecília, é uma das escolas em Pinda que fechada em 2016. (Foto: PortalR3)
Escola Yolanda Vellutini, no Santa Cecília, é uma das escolas em Pinda que fechada em 2016. (Foto: PortalR3)

A Secretaria de Estado da Educação consolidou o estudo que envolve a reorganização de sua rede de escolas, iniciado há um mês, e, com o trabalho realizado em conjunto com as 91 diretorias de ensino, divulgou a lista de escolas que serão transformadas em novo aparelho educacional.

Em Pindamonhangaba, as escolas Iolanda Vellutini, no Santa Cecília, e Yonne César Guaycuru de Oliveira, no Socorro, não terão mais turmas em 2016. Os locais receberão outras atividades, segundo a Secretaria de Educação.

Além de Pindamonhangaba, três escolas em Cachoeira Paulista, mais duas em Cunha, e uma em Roseira, estão na lista divulgada pelo Estado.

Veja a relação completa com as 94 escolas, no site da Secretaria de Educação.

REORGANIZAÇÃO


Secretário da Educação, Herman Voorwald, anuncia resultado da reorganização

A reorganização da rede criou 754 escolas de ciclo único, focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo, a partir de 2016. Serão abertas 2.956 classes, hoje ociosas, e haverá uma diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635.

publicidade


“O momento é propício para mudanças e elas são necessárias. O rol de prédios construídos nos últimos anos atende a uma população que diminuiu consideravelmente e, por isso, é possível que agora entreguemos escolas melhores, focadas em ações pedagógicas para cada etapa do ensino”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Segundo o resultado do Idesp (2014), as escolas de segmento único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos anos finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior.

O estudo da Pasta foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíram o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 311 mil alunos serão transferidos pela reorganização das escolas e 1,4 milhão diretamente impactados.

Acesso para os pais
A próxima etapa envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Nesta quinta-feira será lançada uma página no portal da Secretaria da Educação do Estado, que poderá ser consultada por pais e alunos. O link www.educacao.sp.gov.br/reorganizacao estará disponível para consultar a situação de cada escola.

Também é importante ressaltar que a Secretaria da Educação prepara o chamado “Dia E” da Educação, que acontecerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos.

A Pasta também tem atuado em uma campanha de atualização de dados dos alunos. Por meio do site www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos, a fim de aprimorar a comunicação com as famílias paulistas e melhor informa-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo