fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Dengue: São José inicia a terceira avaliação de densidade larvária

O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)
O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta terça-feira (13) a terceira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2015. Um grupo de 95 Agentes de Combate a Endemias (ACE), divididos em dez equipes, percorrerá bairros de todas as regiões da cidade e fará a vistoria em 12.683 imóveis em 455 quadras.

A primeira etapa desse trabalho ocorrerá em 58 bairros em cinco regiões da cidade. Os imóveis são sorteados de forma aleatória, por amostragem. Para que o levantamento seja o mais preciso possível, é imprescindível a colaboração e participação da população, permitindo que os agentes entrem nas casas e façam a verificação. Todos os agentes estarão devidamente uniformizados e identificados.

O objetivo do trabalho, que segue até o próximo dia 29, é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade. Além disso, o levantamento possibilita saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água) mais comum em cada região.

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas as estratégias de combate à doença no próximo período como, por exemplo, redirecionar e/ou intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.

O levantamento anterior, realizado em julho, vistoriou 19.006 imóveis de toda a cidade, mostrou que o índice larvário nas 16 regiões, delimitadas pela Secretaria de Saúde para o planejamento de ações de combate e controle da doença, ficou em 0,2 – bem abaixo de 1, que é a classificação considerada como limite aceitável pelo Ministério da Saúde.

“O trabalho de combate à dengue é ininterrupto e os agentes não pararam nem um minuto, nem mesmo no inverno. Esse levantamento que será realizado agora é importantíssimo para que possamos avaliar a atual situação de infestação do município e com isso possamos traçar ações para o combate da doença, no próximo período. Por isso, nosso apelo é para que a população colabore com o trabalho dos agentes”, disse o secretário de Saúde.

Bairros que serão visitados na primeira semana, entre 13 e 16 de outubro:

Oeste
Jardim Pôr do Sol, Jardim das Indústrias, Jardim Alvorada e Urbanova.

Sudeste
Residencial Cambuí, Parque Santa Rita, Jardim da Granja, Chácara São José, Jardim Colorado, Residencial São Francisco, Residencial Flamboyant e CTA.

Sul
Bosque dos Ipês, Jardim Terras do Sul, Cidade Morumbi, Jardim Oriente, Jardim Paraíso, Jardim América, Jardim Anhembi, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Portugal, Jardim Del Rey e Parque Industrial.

Centro
Vila Abel, Vila Adyana, Jardim São Dimas, Vila Zelfa, Jardim Margareth, Vila Icaraí, Vila Igualdade, Vila Betânia, Vila Rubi, Vila Ema, Jardim Apolo, Jardim Esplanada, Jardim Nova América.

Norte
Jardim Boa Vista, Vila Paiva, Altos da Vila Paiva, Vila São Geraldo, Vila Minas Gerais, Jardim Altos de Santana, Jardim Telespark, Vila Sinhá, Vila Nossa Senhora das Graças, Alto da Ponte.

Leste
Vista Verde, Jardim Diamante, Jardim Motorama, Jardim Santa Inês II, Jardim Pararangaba, Jardim São Vicente, Jardim Americano, Residencial Armando Moreira Righi, Residencial Galo Branco, Jardim Itapuã, Eugênio de Melo e Jardim das Flores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo