fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

BuZum! leva espetáculo 13 Gotas para Lavrinhas, Queluz, Itatiaia e Taubaté

Entre os dias 09 e 21 de outubro, crianças de escolas municipais de Lavrinhas (dias 9 e 13), Queluz (dias 14 e 15), Itatiaia (dias 19 e 20) e Taubaté (dia 21) são as cidades contempladas. (Foto: Divulgação/CCR NovaDutra)
Crianças de escolas municipais de Lavrinhas (dias 9 e 13), Queluz (dias 14 e 15), Itatiaia (dias 19 e 20) e Taubaté (dia 21) são as cidades contempladas. (Foto: Divulgação/CCR NovaDutra)

Em um momento em que o mundo discute alternativas para evitar a escassez de água, as crianças da rede pública de ensino têm a oportunidade de refletir sobre a importância do uso consciente desse bem vital para o planeta

Entre os dias 09 e 21 de outubro, crianças de escolas municipais de Lavrinhas (dias 9 e 13), Queluz (dias 14 e 15), Itatiaia (dias 19 e 20) e Taubaté (dia 21) são contempladas com apresentações gratuitas de 13 Gotas, espetáculo do BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que percorre o país desde 2010 levando cultura a alunos da rede pública de ensino. O projeto conta com patrocínio da CCR NovaDutra e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

O nome 13 Gotas surgiu de um estudo realizado pelo Instituto Akatu, que demonstra que se toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 gotas poderiam ser consumidas pelos homens. ‘Apesar de o planeta ser coberto de água, nem todos sabemos qual volume pode ser utilizado’, conta Mariane Gutierrez, diretora do BuZum!. Segundo o estudo, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

O roteiro da peça, escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, apresenta um laboratório em que dois cientistas “malucos” explicam para as crianças, de forma lúdica e sensorial, a importância da água, desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças aprendem como ocorre o ciclo das chuvas.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e por que é vital que esse bem seja utilizado de forma consciente.

 Educação

Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz  levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mariane Gutierrez. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.

Itinerância ‘13 Gotas’ pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro

De 17 de agosto a 20 de outubro, o BuZum! leva o espetáculo 13 Gotas para alunos da rede pública de ensino de 21 cidades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo: Rio de Janeiro, São João do Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Resende, Roseira, São Paulo, Arujá, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Aparecida, Lorena, Silveiras, Lavrinhas, Itatiaia e Queluz.

Repertório

O repertório da companhia tem oito peças para crianças: Darwin BR; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua criação; 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; e Máquinas, sobre a história dos meios de transporte. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Agora, a companhia estreia o espetáculo Energia, sobre as diferentes fontes de energia.

 BuZum!

A companhia de teatro itinerante completa cinco anos em 2015 com números expressivos: são cerca de 6 mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades. O projeto tem a vocação de levar teatro num ônibus adaptado para escolas públicas, e já circulou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo.

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.

Ficha Técnica

Concepção: Mari Gutierrez

Texto: Marília de Toledo

Direção: Wanderley Piras

Elenco: Caio Zanuto, Daiane Baumgartner, Débora Sanders, Dinho Weller, Fabi Noronha, Fábio de Sousa, Fernanda Toscano, Jonatã Puente, Natália Kesper, Rafael Francisco

Trilha Sonora: César Maluf

Criação de Cenário: Beto Andreetta e Mari Gutierrez

Confecção de Bonecos: Cecília e Thiago Paiva

Direção de Produção: Mari Gutierrez

Coordenação de Produção: Elaine Esteves

Produção Executiva: Fabíola Gonçales

Designe Gráfico: Sato do Brasil > casadalapa

Fotos: Milene Milan

Técnicos de Som e Luz: Reginaldo da Silva, Gustavo Luis (Gus) e Jomo Faustino

Administração: Jackson Iris

Assistente Administrativa: Gláucia Souza

Assessoria de Imprensa: Buriti Comunicação

Realização: BuZum!

Serviço:

BuZum! apresenta ‘13 Gotas’ em Lavrinhas

Dias 09 e 13 de outubro (sexta e terça-feira)

Paço Municipal, 200 – Centro

Horários das sessões: 9h, 9h40, 10h20, 13h30, 14h10, 14h50

BuZum! apresenta ‘13 Gotas’ em Queluz

Dias 14 e 15 de outubro (quarta e quinta-feira)

Espaço de Eventos 8 de Março

Rua Tenente Manoel Freitas

Horários das sessões: 9h, 9h40, 10h20, 13h30, 14h10, 14h50

BuZum! apresenta ‘13 Gotas’ em Itatiaia

Dia 19 de outubro (segunda-feira)

Praça da Emancipação – Campo Alegre

Horários das sessões: 9h, 9h40, 10h20, 13h30, 14h10, 14h50

Dia 20 de outubro (terça-feira)

  1. M. Fernando Octávio Xavier

Rua Esporte Clube – Penedo

Horários das sessões: 9h, 9h40, 10h20, 13h30, 14h10, 14h50

BuZum! apresenta ‘13 Gotas’ em Taubaté

Dia 21 de outubro (quarta -feira)

Local a definir

Horários das sessões: 9h, 9h40, 10h20, 13h30, 14h10, 14h50

Gratuito

Classificação: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo