fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Vivaleite será ampliado em Caraguatatuba

. Ao todo, o município repassará 9 mil litros mensais às crianças das regiões Norte, Centro e Sul. (Foto: Divulgação/PMC)
Ao todo, o município repassará 9 mil litros mensais às crianças das regiões Norte, Centro e Sul. (Foto: Divulgação/PMC)

O Vivaleite, considerado o maior programa estadual de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil, chegará às crianças residentes nos bairros da Região Sul de Caraguá. A Secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania ampliou o atendimento do projeto de 492 para 600 beneficiários, que estão em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

A partir de outubro, a mãe ou o responsável deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, com os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança; Carteira de Vacinação da criança atualizada; RG e CPF da mãe ou responsável; Comprovante de Residência e Comprovante de renda familiar ou do responsável (holerite). Se necessário, comprovante da condição de desemprego do chefe de família. É importante também, que a família apresente sua inscrição de NIS (número de identificação social).

Cerca de 1.500 litros por mês serão distribuídos na Subprefeitura do bairro Travessão, localizada na Avenida José Herculano, 7.495. Ao todo, o município repassará 9 mil litros mensais às crianças das regiões Norte, Centro e Sul.

Cada participante de seis meses a seis anos de idade recebe 15 litros de leite/mês e cada família pode cadastrar no máximo duas crianças. O principal objetivo do Programa é melhorar as condições de saúde e auxiliar na prevenção de doenças como a anemia ferropriva e das hipovitaminoses A e D.

A nutricionista do Cresans, Erika Kurosawa, lembra que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade da criança é fundamental para o seu desenvolvimento. “O Programa oferece uma complementação alimentar para as crianças pertencentes a famílias de baixa renda, do sétimo mês até a sua fase escolar”, explica.

A mãe ou o responsável devem assumir alguns compromissos para receber o leite, como, por exemplo, manter a vacinação da criança em dia; buscar o leite na data e horários combinados; comparecer às palestras informativas sempre que forem agendadas; levar a criança beneficiária para pesar e medir a cada quatro meses; assinar a ficha de controle de recebimento do leite e não faltar à entrega do leite por mais de três vezes consecutivas sem justificativa.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, o aumento no número de cotas só foi possível graças à parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. “Em agosto nos reunimos com o secretário adjunto de Estado, Felipe Sartori Sigollo, e apresentamos as razões para a ampliação do programa e voltamos para Caraguá com a boa notícia”, disse.

Números em Caraguá – Atualmente, são distribuídos mensalmente 330 litros no bairro Caputera, na entidade Casa Beija Flor; 1.200 mil litros no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans); 3.945 mil litros no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no bairro Casa Branca; 1.305 mil litros no Centro Comunitário do bairro Massaguaçu e 600 litros na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Jetuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo