fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fibria faz parceria com IBD para capacitar técnicos do Programa Colmeias

PortalR3Para auxiliar os apicultores do Programa Colmeias, desenvolvido pela Fibria, o IBD (Instituto Bio-Dinâmico) realizou um treinamento com representantes do programa a fim de credenciá-los para que passem a contribuir no processo de certificações orgânicas.

Credenciados, os técnicos locais poderão auxiliar nas auditorias internas de certificações do IBD e, consequentemente, o acesso da agricultura familiar a essas certificações será mais fácil e com custos menores.

“Atualmente, um dos empasses que produtores rurais e apicultores enfrentam é a dificuldade em conseguir certificar seus produtos devido ao alto custo das certificações orgânicas. A parceria da Fibria com o IBD proporciona a inclusão dessas famílias que sobrevivem da agricultura familiar”, afirma Adriano Silva Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.

As certificações asseguram ao consumidor que o produto obedece às normas e práticas da produção orgânica, estipuladas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Além disso, no Brasil existe o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, o qual só é possível fazer parte se tiver a certificação. “A certificação garante a origem e a qualidade dos produtos e, contribui para pesquisas de melhorias nos processos abrindo caminho para o mercado nacional e internacional”, ressalta Adriano.

O Programa Colmeias é desenvolvido pela Fibria com o objetivo de fomentar a cadeia apícola no Vale do Paraíba, onde atualmente cerca de 80 famílias são atendidas pelo programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo