fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festivale em São José contará com mais de cem atividades

A abertura do Festivale foi na quarta-feira, dia 2, no Teatro do Sesi com o grupo paulistano AntiKatártiKa. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)
A abertura do Festivale foi na quarta-feira, dia 2, no Teatro do Sesi com o grupo paulistano AntiKatártiKa. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)

O Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, segue com sua programação até o dia 13 de setembro, com diversas atrações, todas gratuitas.

Abertura

A abertura do Festivale foi na noite dessa quarta-feira no Teatro do Sesi com o grupo paulistano AntiKatártiKa que trouxe a peça “1 Gaivota – É Impossível Viver Sem Teatro”, dirigida e adaptada por Nelson Baskerville, a partir do texto de Anton Tchekhov.

Com quase duas horas de duração e tendo no elenco nomes como Renato Borghi, Noemi Marinho e Pascoal da Conceição, o grupo discutiu no palco sobre a necessidade do teatro na vida das pessoas. Até uma grua foi colocada como elemento cênico para auxiliar no desenrolar da história.

“A proposta do grupo foi bastante interessante, nos fez refletir sobre o nosso ofício”, comentou o ator Eloí Santiago, que estava na plateia no primeiro dia de apresentações.

A estudante Bruna Castro promete acompanhar várias atividades do Festivale. Ela também ficou bastante entusiasmada com o espetáculo de abertura. “Um festival desses é muito importante, porque traz cultura para cidade. Todas as pessoas têm oportunidade de assistir a excelentes espetáculos sem gastar nada”, disse.

A 30ª edição do Festivale traz o tema “O Teatro e a Cidade”. A programação tem peças variadas dos gêneros drama, comédia, infantis, intervenções performáticas, entre outras que serão encenadas em praças, no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005 – Santana), no Parque da Cidade, no Centro de Estudos Teatrais (CET), na Oficina Altino Bondesan (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana) e em outros espaços da cidade.

Entre os grupos convidados estão a Cia. de Copas e o Núcleo Caboclinhas, a Cia. Hiato, da capital paulista, a Cia. Fios de Sombra, de Campinas e o ator Hugo Possolo, do Parlapatões. O encerramento fica por conta da Cia. Teatro Balagan, que traz o espetáculo “Recusa”, em 13 de setembro.

Para a realização do Festivale, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo fez parcerias com o Sesc, o Sesi, a Oficina Cultural Altino Bondesan, o Projeto Mosaico Teatral, o ProAc, além de espetáculos financiados pela Lei de Incentivo Fiscal (LIF) e pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo