fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vacinação contra pólio segue até dia 31 em São José dos Campos

A vacinação contra polio em São José atingiu 13.169 crianças. A estimativa é que existam 39.437 nesta faixa etária em SJC. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
A vacinação contra polio em São José atingiu 13.169 crianças. A estimativa é que existam 39.437 nesta faixa etária em SJC. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
A vacinação contra poliomielite, em São José dos Campos, imunizou até agora 13.169 crianças, o que corresponde a uma cobertura de apenas 33,39% do público-alvo da campanha. A estimativa é que existam 39.437 crianças nesta faixa etária, na cidade.

O índice ainda está muito abaixo da meta estipulada pela Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite, que é imunizar 95% das crianças dessa faixa etária. Por conta disso, o município faz um apelo aos pais para que atendam ao chamado e levem as crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) para tomar a dose da vacina, na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

publicidade


“É muito importante que os pais se conscientizem da importância da imunização para as crianças. A vacina é segura e gratuita. A cobertura vacinal garante que a doença, que é grave, continue erradicada no território nacional”, disse a coordenadora do programa de imunização da prefeitura, Cristina Alvarenga.

A vacinação ocorre em todas as 41 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade e USF (Unidades de Saúde da Família), no horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A previsão é que a campanha se encerre na segunda-feira (31). Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem apresentar a carteira das crianças.

A doença
A poliomielite não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação. O vírus pode se propagar pelo contato com objetos ou pessoas. Ela é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite pelo contato com um portador da pólio ou por meio das fezes humanas.

Crianças na primeira idade são mais suscetíveis à doença e também os principais agentes de transmissão, mas os adultos podem contrair pólio. O vírus penetra no corpo pela boca e percorre o corpo por meio do sistema sanguíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia (poliomielite paralítica). Os braços e as pernas são mais frequentemente afetados.

Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarreia ou constipação, e dor de garganta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo