fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José recebe novos equipamentos no centro de triagem de materiais reciclados

A Urbam vai inaugurar as novas instalações no setor de recepção dos materiais a serem reciclados no Centro de Triagem. (Foto: Ana Abranches/Urbam)
A Urbam vai inaugurar as novas instalações no setor de recepção dos materiais a serem reciclados no Centro de Triagem. (Foto: Ana Abranches/Urbam)

A Urbam de São José dos Campos vai inaugurar na próxima terça-feira (18), às 10h30, as novas instalações no setor de recepção dos materiais a serem reciclados no Centro de Triagem, que fica na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, no bairro Torrão de Ouro.

A ampliação e modernização com os novos equipamentos instalados vão proporcionar mais eficiência e valorização ao trabalho dos profissionais que fazem a triagem dos resíduos recicláveis.

São três equipamentos interligados e automatizados compostos por: silo de alimentação, rasga-sacos e trommel. O silo de alimentação recebe os materiais recicláveis e contém uma esteira interna para alimentação do sistema “rasga-sacos”. O rasga-sacos é um equipamento que utiliza um rolo com metais pontiagudos para rasgar as sacolas que contêm os materiais recicláveis.

Após passar pelo sistema rasga-sacos, os resíduos vão, também automaticamente, para o trommel – uma peneira rotativa que retira todos os materiais particulados (resíduos orgânicos, de varrição, caco de vidro, papel picado, etc) dos materiais a serem triados.

Este conjunto permite que os sacos plásticos sejam rasgados automaticamente. Os materiais rolam pelas estruturas, caem nos silos de armazenamento e vão para a esteira, onde são separados pelos funcionários do Centro de Triagem. Parte dos materiais é descartada antes mesmo de cair na esteira. Com as novas estruturas, o ganho na eficiência da triagem pode chegar a 30%.

A coleta seletiva é realizada porta a porta em 95% da malha urbana da cidade. São utilizados caminhões compactadores e a coleta é feita de uma a três vezes por semana, conforme a densidade demográfica e o volume de materiais gerados em cada bairro ou região.

Em algumas regiões da cidade, a Urbam atua em parceria com as cooperativas de catadores. São coletadas uma média de 50 toneladas/dia de materiais recicláveis – cerca de 10% do total de resíduos domésticos coletados na cidade. O município foi um dos pioneiros no País a implantar a coleta seletiva em 1990.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo