fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Programa Escola Segura incentiva pais e alunos a gesto concreto

A entrega dos produtos foi feita nesta sexta-feira (21) por pais e alunos, no encerramento da aula, para representantes da entidade. (Foto: Beto Faria/PMSJC)
A entrega dos produtos foi feita nesta sexta-feira (21) por pais e alunos, no encerramento da aula, para representantes da entidade. (Foto: Beto Faria/PMSJC)

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Aparecida dos Santos Ronconi, no Jardim Jussara (centro), doaram cerca de 100 quilos de alimentos para a Campanha do Quilo da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) do bairro. A entrega dos produtos foi feita nesta sexta-feira (21) por pais e alunos, no encerramento da aula, para representantes da entidade.

A arrecadação fez parte das atividades do programa Escola Segura, da Guarda Civil Municipal, que esteve na EMEF esta semana para encenações teatrais de fantoches com os alunos do 1º ao 5º ano do período da tarde. Nas apresentações, os bonecos ‘ensinavam’ para os estudantes sobre a importância da disciplina, da convivência pacífica entre os alunos e da proteção ao patrimônio público.

Os alimentos doados vão ajudar cerca de 40 família assistidas pela SSVP. “Quando nos procuraram, ficamos muito felizes, porque toda a ajuda é bem-vinda e nós temos muitas famílias que dependem de gestos generosos, como esse, e ajuda o próximo”, disse a representante dos Vicentinos Tereza Francisca Pepato Macedo.

A presença dos pais no encerramento das atividades está inserida na programação para que eles conheçam o programa Escola Segura e o conteúdo aos temas apresentados pelos fantoches. “Para mim, como mãe, participar dessa atividade com os guardas não tem preço, porque eles estão ensinando o respeito e a igualdade que deve haver entre todos”, comentou a dona de casa Dolores Faustina de Souza, mãe de aluno.

A cerimônia foi interpretada em libras (Linguagem Brasileira de Sinais) por uma das interlocutoras que acompanham as turmas de salas de inclusão da escola, formada por estudantes com deficiências múltiplas. O aluno Pablo Henrique dos Santos Louzeiro, do 2º ano, é deficiente visual e foi presenteado com um dos bonecos de fantoche.

Além de participar do gesto concreto, desta vez, os pais ainda puderam conhecer o funcionamento do Conselho Tutelar, órgão responsável em tomar providências em casos de ameaças ou violação dos direitos de crianças e adolescentes. O conselheiro tutelar Douglas Silva participou da cerimônia e retornará a escola em outubro deste ano para uma atividade dirigida com pais e alunos.

No encerramento, a professora Elaine Grazzia leu uma mensagem de agradecimento em nome de todo o corpo docente. “Acreditamos que juntos, a escola, a família e a comunidade, podemos dar a oportunidade de um futuro melhor para as nossas crianças. Parabenizamos a Guarda Civil Municipal pelo empenho e pela forma como foi desenvolvida a oficina e a interação com os alunos”.

Programa

Criado em 2013, o programa Escola Segura já atendeu mais de 40 mil alunos da rede municipal de ensino, na faixa etária de zero a 15 anos. Em dois anos de trabalho, foram realizadas mais de 800 palestras e 500 oficinas de fantoche, em quase 100 escolas.

Este trabalho pedagógico e disciplinar dentro das escolas é realizado com anuência da Secretaria de Educação, de segunda a sexta-feira das 6h às 21h30. Existe ainda uma equipe de 35 guardas em viaturas e motos fazendo o policiamento comunitário e preventivo em todas as escolas municipais e em seu entorno, para garantir a segurança da comunidade escolar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo