fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pequenas indústrias da RM Vale recebem apoio do Sebrae

PortalR3O Sebrae-SP investe em uma série de ações para auxiliar a gestão das pequenas indústrias da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Programas como o Sebrae Inova e o ALI (Agentes Locais de Inovação) vêm sendo realizados neste ano, focando no aumento da competitividade.

Outra vertente de atuação inclui a organização de missões empresariais nacionais e internacionais. A próxima oportunidade para os empresários da região é a missão “Brasil – Itália Expo Milão”, em parceria com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O objetivo da viagem é aproximar empresas paulistas e italianas para promoção e desenvolvimento de novos negócios e parcerias. Um grupo de 80 empresários do estado de São Paulo irá à Expo Milão e participará de visitas técnicas a associações e parques tecnológicos, além de reuniões B2B (business to business), de 5 a 12 de setembro.

Podem se inscrever até 17 de agosto pequenas indústrias dos segmentos de alimentos, biotecnologia, cosméticos, embalagens, energias renováveis, farmacêuticos, insumo agroindustriais, material de limpeza, médico-hospitalar, meio-ambiente, metal-mecânico, papel e papelão, plásticos, químicos, refrigeração, saúde, sustentabilidade, tecnologia de produção alimentar.

O valor subsidiado da missão por empresa está estimado em R$ 1.727,97, que inclui hospedagem, transporte interno para visitas técnicas, ingresso da feira e toda a programação agendada. As vagas são limitadas e os atendimentos são por ordem de chegada das inscrições.

Sebrae Inova

Recém-lançado, o Sebrae Inova é composto por uma série de soluções tecnológicas desenvolvidas a partir de desafios mapeados em empresas de todo o país. O Sebrae Inova – Indústria oferece palestras, workshops, cursos e consultorias especializadas desenvolvidas em um convênio entre o Sebrae-SP e o Senai-SP. As atividades são gratuitas ou têm o preço subsidiado pelo Sebrae-SP.

Os serviços têm a finalidade de transferir conhecimentos técnicos específicos para os segmentos de alimentos e bebidas, automotivo, cerâmica, construção civil, couros e calçados, gráfica, madeira e mobiliário, metal mecânico, plásticos e polímeros e vestuário, além de promover a melhoria contínua e agregar novas funções ou características aos processos e produtos, que impliquem em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade e/ou produtividade.

O programa também contempla cursos de capacitação técnica específica, com o objetivo de transferir conhecimentos tecnológicos importantes para o segmento de atuação e melhoria do negócio.

ALI

O novo ciclo do programa ALI começou em junho em todo o estado. No Vale do Paraíba, são 10 agentes, que atenderão cerca de 400 empresas de pequeno porte a partir deste mês, com acompanhamento até 2017. Os empresários interessados podem aderir ao programa até novembro no Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos. Neste primeiro momento, serão atendidas empresas de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava.

O projeto é uma iniciativa do Sebrae e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para promover a inovação nas pequenas empresas. As empresas que se candidatarem para receber a visita do ALI serão acompanhadas gratuitamente. O agente vai até a empresa e, junto ao empresário, afere o estágio de gestão e do grau de inovação do negócio.

As informações coletadas pelo agente são encaminhadas aos técnicos do Sebrae-SP e, juntos, eles definem um plano de ação para traçar as possíveis melhorias que podem ser implementadas na empresa, além de identificar no mercado instituições que detenham as soluções que a empresa tenha capacidade de implantá-las. O programa contempla a construção de até quatro planos de ação por empresa.

Podem se inscrever no ALI as EPPs (empresas de pequeno porte) – com faturamento bruto de até 3,6 milhões por ano – dos setores de indústria, serviços e comércio. No primeiro ciclo do ALI, de outubro de 2012 a outubro de 2014, cerca de 800 empresas de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava, Ubatuba, Tremembé e Santa Branca foram acompanhadas por 20 agentes.

Inscrições e mais informações sobre a missão empresarial e os programas do Sebrae-SP voltados às pequenas indústrias podem ser obtidas nos seguintes contatos:

Em São José dos Campos

(12) 3922-2977 ou emails [email protected], [email protected] e [email protected]

Em Guaratinguetá

(12) 3132-6777 ou email [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo