fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em São José, corredor de ônibus começa a operar na Av. dos Astronautas

O corredor de ônibus na Avenida dos Astronauta é o primeiro a ser planejado fora da região central e funcionará nos horários de pico. (Foto: Beto Faria/PMSJC)
O corredor de ônibus na Avenida dos Astronauta é o primeiro a ser planejado fora da região central e funcionará nos horários de pico. (Foto: Beto Faria/PMSJC)

O novo corredor de ônibus na Avenida dos Astronautas, região sudeste de São José dos Campos, começa a operar nesta segunda-feira (17), privilegiando o deslocamento por meio do transporte público na cidade. Esse corredor é o primeiro a ser planejado fora da região central e, diferente dos implantados anteriormente, funcionará somente em horários de pico.

publicidade


O sentido bairro da Avenida dos Astronautas terá faixa exclusiva de segunda a sexta-feira das 6h às 8h e das 16h às 18h. Nestes dois períodos poderão circular no corredor somente os veículos do transporte público e ônibus fretados. Os demais veículos poderão utilizar a faixa apenas para realizar conversões ou acessar estacionamentos e garagens.

No sentido centro da avenida, inicialmente será implantado o corredor preferencial para que seja avaliado o desempenho dos ônibus na via. A medida foi adotada após reunião com empresas locais, que informaram que o fluxo na saída dos fretados está migrando gradativamente para a Via Tamoios/Aeroporto, o que indica uma diminuição do tráfego na Avenida dos Astronautas.

A faixa preferencial pode ser utilizada por todos, desde que respeitada a preferência ao transporte de passageiros. Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, que se conecta com a Astronautas, também serão implantadas faixas preferenciais nos dois sentidos da via.

Com a implantação dos corredores, estacionar no sentido centro da via passa a ser proibido de segunda a sexta-feira entre 6h e 8h, na parte da manhã, e entre 16h e 19h, da Rua Tenente Benedito Dias Pereira até a Rua Avião Bandeirante. Atualmente, a proibição já existe neste trecho no período da tarde.

A sinalização viária já está em fase final de implantação, informando os novos horários em todo trajeto do corredor.

Fiscalização
Mesmo com o início dos corredores de ônibus, a população contará com um período de adaptação às mudanças antes que a fiscalização tenha início e receberá orientações por meio de faixas e agentes de trânsito que estarão no local.

A fiscalização está prevista para iniciar no mês de setembro, com agentes de trânsito e o novo sistema de monitoramento por câmeras, realizado à distância pela equipe de trânsito do CCO – Centro de Controle Operacional de São José dos Campos, conforme previsto na resolução 532/2015 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A via é a primeira a receber este modelo de monitoramento, que será expandido para a região central ainda este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo