fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Diretor do PortalR3 é empossado na Academia Pindamonhangabense de Letras

Luis Claudio Antunes e os padrinhos de APL, Juraci e Altair. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Luis Claudio Antunes e os padrinhos de APL, Juraci e Altair. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O diretor-proprietário do PortalR3, Luis Claudio Antunes, assumiu a cadeira de número 15 de Membros Honorários da Academia Pindamonhangabense de Letras. A cerimônia de posse do novo acadêmico aconteceu na sessão de julho da APL, realizada na sexta-feira, dia 31 de julho, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.

Antunes teve seu currículo apresentado pelos acadêmicos e padrinhos de APL, Juraci Condé e Altair Fernandes. Logo após a apresentação, o novo membro honorário da Academia de Letras de Pindamonhangaba, a mais antiga do Vale do Paraíba, falou sobre o Major José adelino Simões de Carvalho, patrono de sua cadeira.

Ao final, agradeceu ao presidente da APL, Alberto Santiago, pela acolhida, aos padrinhos, à família e se disse disposto a colaborar para a divulgação e crescimento desta tradicional instituição de Pindamonhangaba.

PATRONO


JOSÉ ADELINO SIMÕES DE CARVALHO (* 1924 † 2001)

José Adelino Simões de Carvalho, nasceu em São Paulo em 1º de fevereiro de 1924 e teve uma vida dedicada ao Exército Brasileiro, ao jornalismo e também exerceu funções em alguns cargos públicos.

Durante a 2ª Guerra Mundial, foi convocado para cursar o CPOR em 1943. Em 1946, matriculou-se na Escola Militar, sendo promovido depois a 2º tenente e integrado ao Serviço Ativo do Exército Brasileiro. Na ativa, permaneceu por 24 anos, atuando em unidades dos Estados de SP, PR, RS e Distrito Federal. Em junho de 1966, pediu transferência para a Reserva.

Por seus serviços prestados ao Exército e à nação brasileira, recebeu a medalha de Guerra, a Medalha de Bons Serviços ao Exército e Medalha de Constituição e Veteranos da Revolução de 1932.

Ao sair do Exército, atuou na Termomecânica SP S/A e também no gabinete de Imigração e Colonização do Estado De SP.

Registrado como jornalista pelo Diário Popular de São Paulo, participou do lançamento do jornal vespertino “Popular da Tarde”, também em São Paulo, onde foi redator e editorialista até 1987.

Atuou ainda na Fundação Salvador Arena, Fundação Antônio Prudente, Colégio Rio Branco SP e também foi Secretário da Federação Paranaense de Hipismo.

Mudou-se para Pindamonhangaba em 1991, onde foi colaborador da Tribuna do Norte e Jornal da Cidade. Foi Membro do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Membro da Associação Paulista de Imprensa e titular da cadeira 5 da Academia Paulista de Jornalismo.

Entrou para a APL em 25 de abril, de 1992, assumindo a cadeira 18, que tem como patrono o Cel Manuel Marcondes de Oliveira e Mello.

José Adelino faleceu em 27 de junho de 2001, aos 77 anos, no Hospital Frei Galvão, em Guratinguetá, onde lutava contra pneumonia. Ele foi sepultado no Cemitério do Araçá (SP). Na ocasião, Dr. José Valdez de Castro Moura, representou a APL.

A biografia completa pode ser vista no livro “BIOGRAFIAS”, do presidente de honra desta Academia, o Francisco Piorino Filho, homem que admiro muito por gestos e atos em prol da cultura e história desta nossa cidade, chamada não por acaso, de Princesa do Norte.

Por Luis Claudio Antunes, com informações do livro Biografias, do Doutor Francisco Piorino Filho e Jornal Tribuna do Norte.

publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo