fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos está na rota da Tocha Olímpica Rio 2016

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. (Foto: Montagem PortalR3)
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. (Foto: Montagem PortalR3)

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu nesta sexta-feira (3) a confirmação de que a cidade está na rota do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O Comitê Organizador dos Jogos anunciou em Brasília a lista dos primeiros 82 municípios que integrarão a jornada da chama pelo país.

publicidade

As 82 cidades anunciadas indicam os destinos finais da chama Olímpica para cada dia do revezamento. Também foi confirmado que a jornada da chama no Brasil começará entre abril e maio de 2016, em dia a ser definido. O prefeito participou da Cerimônia de Lançamento da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

“É com muito orgulho que podemos anunciar que São José dos Campos será parte dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Iremos prestar todo o apoio ao Comitê Organizador para que a passagem da tocha pela cidade seja um momento histórico para os moradores”, afirmou o prefeito.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. Serão em torno de 12 mil condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10 mil milhas aéreas.

O Revezamento da Tocha Olímpica se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

A lista completa das cidades que receberão o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 será revelada no início do ano que vem. Esse encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar em torno de 90% da população do país em cerca de 300 cidades de todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Ao longo dos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os patrocinadores oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, anunciarão campanhas públicas para selecionar aqueles que terão o privilégio de conduzir a Chama Olímpica.

A Chama Olímpica
Os gregos da Antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas perpétuas acesas em frente a seus principais templos, como no santuário de Olímpia, onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade. A chama era acesa usando os raios do sol, para assegurar sua pureza, e uma skaphia, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico.

Na Era Moderna, essa mesma cerimônia é reproduzida em Olímpia, onde a chama é acesa em frente ao Templo de Hera meses antes do início de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.

O Revezamento da Tocha Olímpica
O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.

A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado ancestral da chama foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã 1928, mas o primeiro Revezamento da Tocha Olímpica aconteceu em Berlim 1936, com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada para a capital alemã.

Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao Revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos Jogos.

VÍDEO DIVULGADO PELO COMITÊ DO RIO 2016

#TochaRio2016 | #Rio2016Torch

Motivada pelo calor humano do Brasil todo, a #TochaRio2016 vai levar o espírito Olímpico dos primeiros Jogos da América do Sul pra várias cidades!Inspired by the human warmth throughout Brazil, the #Rio2016Torch is going to bring the Olympic spirit of the first Games in South America to various cities!

Posted by Rio 2016 on Sexta, 3 de julho de 2015

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. Os governos federal, além dos estados e municípios por onde a chama passará, são parceiros na organização, garantindo que os serviços públicos necessários sejam oferecidos.

A data da cerimônia de acendimento em Olímpia e da chegada da chama a Brasília ainda serão definidas, mas depois de aterrissar no Brasil, a chama:
– Viajará o país por cerca de 90 a 100 dias
– Percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal (82 dessas cidades foram anunciadas nesta sexta)
– Percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas do país
– Viajará em torno de 10 mil milhas aéreas, no trecho entre Teresina e Campo Grande
– Será carregada por cerca de 12 mil condutores da tocha, em trechos de aproximadamente 200 metros cada
– Atingirá 90% da população brasileira

Comitê Organizador
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo