fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí sedia Encontro Regional “Ademar Guerra” de teatro

A peça "O Namorador" e um dos destaques da programação do encontro: Divulgação/PMJ)
A peça “O Namorador” e um dos destaques da programação do encontro: Divulgação/PMJ)

Jacareí vai sediar no sábado (18) e domingo (19) o Encontro Regional ‘Ademar Guerra’ que reúne cerca de 150 estudantes de teatro. O evento, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, tem uma programação de atividades voltadas aos estudantes e também espetáculos para ao público em geral. Participação da professora de teatro da Universidade Federal da Bahia, Deolinda Vilhena, e da atriz Imara Reis.

A chegada dos estudantes à cidade está prevista por volta das 7h30 de sábado no EducaMais Jacareí, onde ficam alojados até domingo. Para o primeiro dia do Encontro, estão programados palestra e mais três peças teatrais. A abertura do Encontro é no sábado às 10h, na Sala Ariano Suassuna, com a palestra “Criação e modos de produção, o exemplo do Théâtre du Soleil”, de Deolinda Vilhena, renomada produtora de teatro e professora do departamento de Técnicas do Espetáculo e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia), além de apresentações cênicas e oficinas restritas aos grupos do projeto.

No período da tarde, acontecem duas oficinas: 14h às 18h, Oficina de Adaptação de Espaços: Elementos da Encenação com Adbailson Cuba; 14h às 17h, Oficina Teatro-Verbo: o trabalho com a palavra com Imara Reis. Já no domingo (19), das 14h às 19h, terá Oficina de Comunicação com a Cia Os Geraldos, no auditório Paulo Freire do EducaMais Jacareí.

Espetáculos gratuitos – Além das atividades formativas voltadas aos estudantes de teatro, o Encontro Ademar Guerra oferece espetáculos gratuitos ao público em geral. No sábado (18), às 11h, o grupo Coletivo Pé de Ator apresenta, ao ar livre, “Desfavorecidos” no Pátio dos Trilhos. E às 19h, a Cia de Teatro Desde Amanhã sobe ao palco da Sala Ariano Suassuna para encenar o espetáculo, O Namorador. Classificação 14 anos. E por último, às 21h30, entre em cena o espetáculo, também na Sala Ariano Suassuna, Um Pequeno Animal Selvagem com a Cia Os Cogitadores. Classificação 14 anos.

O homenageado

– Ademar Guerra foi um dos mais influentes diretores teatrais da geração formada a partir da década de 1950 com a formação e a profissionalização trazida pelo TBC (Teatro Brasileiro de Comédia). Dirigiu alguns dos espetáculos que marcaram a grande fase do teatro brasileiro na década de 1960, como “Oh, que delícia de guerra”, “Marat/Sade” e “Hair”.

Artista multimídia, Guerra também deixou sua marca na televisão, com “Vila Sésamo”, os teleteatros nas TVs Excelsior e Cultura, os especiais na Globo; na música com “Momento 68”; na Ópera “Cosi Fan Tutte” de Mozart; e na dança como um dos principais colaboradores do Ballet Stagium. Em 1964, a Secretaria de Estado da Cultura realizou seu primeiro projeto de monitoramento profissional dirigido a grupos amadores no interior do Estado.

Ademar Guerra foi orientador de grupo na cidade de Santo André e com eles montou “Gente como a gente” de Roberto Freire, estava assim, mesmo sem saber, lançando a semente do que viria a ser o Projeto Ademar Guerra.

Serviço

– Encontro Regional de Teatro – EducaMais Jacareí – avenida Davi Monteiro Lino, 595. Os ingressos gratuitos devem ser retirados com uma hora antes do espetáculo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo