fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí: Praça do Jardim Jacinto recebe “Tião e a Língua do Boi”

Grupo Teatro de Construtores leva espetáculo popular à praça Tancredo Neves. (Foto: Divulgação/PMJ)
Grupo Teatro de Construtores leva espetáculo popular à praça Tancredo Neves. (Foto: Divulgação/PMJ)

A praça Tancredo Neves, no Jardim Jacinto, em Jacareí, será palco do espetáculo popular “Tião e a Língua do Boi”, do grupo Teatro de Construtores, neste sábado (1°), às 16h. Entrada gratuita. Recheado de músicas, o espetáculo conta a história do caipira Tião que, chateado por não ser o escolhido para cuidar dos bois do patrão, cria artimanhas para driblar a rejeição.

“Tião e Língua do Boi” é inspirado numa tradição da cultura popular: a dança do Bumba meu Boi, ou Boi Bumbá. “Típico do Maranhão, o Bumba meu Boi é registrado como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional). A tradição tem ligações com diversas tradições africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas”, comenta o diretor Doni Bueno.

Além da valorização da cultura popular, o espetáculo se destaca pela preocupação com o desenvolvimento sustentável, já que todo o cenário foi criado a partir da reutilização de materiais recicláveis. “Reutilizamos papel e madeira. Somente para o acabamento recorremos à tinta látex e verniz”, afirma Bueno.

O espetáculo Tião e a Língua do Boi é beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, com apoio da empresa Fibria. Segundo o diretor Bueno, a agenda inclui 25 apresentações gratuitas do espetáculo em espaços públicos da cidade.

Ficha técnica

O elenco de Tio e a Língua do Boi é formado pelos atores Andressa Decarla, Gutho Peloggia, Malbatahan Nascimento, Doni Bueno, Lucas Carty e Leandro Pereira de Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo