fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí: Fibria apoia a qualificação profissional por meio do programa Jovem Aprendiz

Atualmente 22 jovens com idade entre 18 e 24 anos integram a turma do programa Jovem Aprendiz para a qualificação de mecânico de máquinas florestais. (Foto: Divulgação
Atualmente 22 jovens com idade entre 18 e 24 anos integram a turma do programa Jovem Aprendiz para a qualificação de mecânico de máquinas florestais. (Foto: Divulgação

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional das comunidades onde atua, a Fibria, além dos programas e projetos sociais que apoia, fomenta a capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho.

Atualmente 22 jovens com idade entre 18 e 24 anos integram a turma do programa Jovem Aprendiz para a qualificação de mecânico de máquinas florestais. O programa, que teve início em 2014, é desenvolvido pelo Senai Taubaté (SP), em parceria com a Fibria.

Para o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fibria, Henrique Weeck, o programa Jovem Aprendiz é de extrema importância, pois garante a formação de futuros profissionais. “A mão de obra para a colheita de eucalipto e a manutenção de equipamentos florestais é bastante específica e exige capacitação especializada para mecânicos, nesses equipamentos. O programa estimula a busca pelo conhecimento nas áreas, fortalece a troca de experiências e auxilia na empregabilidade dos jovens”, afirma Henrique.

Na primeira etapa, os alunos participaram de aulas teóricas nas instalações do Senai e, na segunda, deram início às aulas práticas no Centro de Formação da Fibria, em Caçapava-velha, onde a empresa possui uma sede administrativa.

O curso tem a duração de dois anos e capacita os alunos em elétrica e hidráulica de máquinas usadas nos módulos de colheita e manutenção em motores a diesel. As aulas práticas são acompanhadas por técnicos da Fibria e permite, aos participantes, vivenciarem as atividades atribuídas pela profissão.

Treinamentos

Além das aulas teóricas e práticas, os aprendizes também participam de outros treinamentos, como o que aconteceu no dia 13 de julho, sobre Prevenção e Combate a Incêndios e Primeiros Socorros.

Durante o treinamento, os jovens receberam orientações do bombeiro educador da Rinem (Rede Integrada de Emergência do Vale do Paraíba), que mostrou as práticas que devem ser adotadas em situações de risco.

Para Cleiton Jesus, coordenador do Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fibria, essa vivência é muito benéfica para os aprendizes. “Esse treinamento ressalta a importância da segurança no ambiente de trabalho e mostra a preocupação da empresa com seus empregados, buscando manter a qualidade de vida e alertar para a necessidade de prevenir acidentes”, diz Cleiton.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo