fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Semana Chico Triste começa nesta terça em São José

O resgate da cultura popular é o grande objetivo da Semana Chico Triste, organizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)
O resgate da cultura popular é o grande objetivo da Semana Chico Triste, organizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)

A Casa de Cultura Chico Triste homenageia seu patrono a partir desta terça-feira (23) com a 10ª Semana Chico Triste. O evento terá na programação vivências, exposições e a participação de mestres da cultura. A abertura será com um cortejo de mestres da cultura viva e grupos de cultura popular a partir das 19h.

O cortejo de abertura sairá da casa da família da Dona Lili (Rua Caparaó, 303 – Jardim Ismenia), uma homenagem à figureira que morreu no início do mês. O grupo seguirá pelas ruas da Vila Tesouro ao som da Banda de Santana, com a participação dos mestres da cultura viva Diva Gonçalves Santana e Luiz Marinho Ramos Filho, premiados em 2014, e dos grupos Gigantes do Vale, Piracema do Bairrinho, Jongo Mistura da Raça, Moçambique da Vila Tesouro, além da participação de Sarah Lurbarkos, que apresentará uma dança cigana.

A programação da 10ª Semana Chico Triste continua com o projeto Hortas Urbanas, a vivência Brincando Como Antigamente e exposições como “Do Barro aos Pereirões”, que mostra peças em argila, confeccionadas por aprendizes das oficinas de Modelagem em Argila e Pintura e Brinquedos e Memórias, “Fé e Festividade”, com bandeiras do Ciclo Junino, confeccionadas pela figureira Fátima Santos.

Durante todo mês, serão exibidos vídeos que relembram as edições anteriores do evento e temas relacionados à cultura popular. Além disso, serão distribuídos volumes do Fanzine Tesouros do Vale, produzidos por aprendizes de oficinas oferecidas pela Casa de Cultura.

O encerramento da Semana será ao som de uma moda de viola, uma roda de conversa conduzida por Roberval Rodolfo, com a participação do historiador Wangy Alves, na qual será relembrada a trajetória do patrono da Casa de Cultura. O evento terá ainda uma vivência com Benedito Santos, do grupo Gigantes do Vale, sobre a arte e a história dos pereirões pelo projeto Vivenciando a Cultura Popular.

A “Semana Chico Triste” é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio da Casa de Cultura Chico Triste e do Programa Memórias, responsável pelo resgate da história dos bairros e de seus moradores. Seu objetivo é recordar a figura do folclorista e promover a celebração e a reflexão sobre a cultura popular da região do Vale do Paraíba.

Francisco Pereira da Silva, apelidado como Chico Triste, foi um sergipano que por muitos anos morou e fez sua vida em São José dos Campos, atuando como jornalista, editor e cronista em vários jornais da região. Ele fundou o jornal “Valeparaibano” e contribuiu muito para a cultura do Vale do Paraíba, especialmente no folclore, sua “bandeira de vida”.

Programação da 10ª Semana Chico Triste:

Cortejo de Abertura

Terça-feira (23)

19h

Rua Caparaó, 303 – Jardim Ismenia

Projeto Hortas Urbanas

Quarta-feira (24)

Das 9h às 11h e das 14h às 16hs

Brincando Como Antigamente

Quinta-feira (25)

Das 9h às 11h

Vivenciando a Cultura Popular – Com roda de jongo – grupo Mistura da Raça

Sexta-feira (26)

9h

Roda de Viola e Café com Mestres

Terça-feira (30)

19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo