fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José atinge meta de vacinação contra a gripe

Os postos de saúde de São José continuarão aplicando a vacina contra a gripe, nas pessoas que fazem parte do grupo de risco. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
Os postos de saúde de São José continuarão aplicando a vacina contra a gripe, nas pessoas que fazem parte do grupo de risco. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A cidade de São José dos Campos atingiu nesta quarta-feira, dia 10, a meta da campanha de vacinação contra a gripe. Foram aplicadas 106.451 doses da vacina, o que corresponde a 80,97% do público-alvo. No país, o índice de cobertura é de 75,39% e no Estado de São Paulo, 70,97%.

A campanha de vacinação começou no dia 4 maio, em todo país, e terminou no dia 3 de junho. No entanto, a recomendação do Ministério da Saúde era para que os municípios continuassem a vacinação, até atingir a meta.

Embora a meta tenha sido alcançada, as 41 Unidades Básica de Saúde (UBS) e as 3 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade continuarão aplicando a vacina, nas pessoas que fazem parte do grupo de risco, enquanto houver doses disponíveis.

Entre o público-alvo, dois grupos ainda não atingiram a meta: crianças de seis meses a menores de cinco anos (63,02%) e gestantes (57,27%).

“Fazemos um apelo aos pais com filhos nessa faixa etária para que levem as crianças na unidade mais próxima para tomar a dose. Para as gestantes, a vacina também é uma proteção importante para a mãe e para o bebê”, disse a coordenadora do programa de imunização da Prefeitura, Cristina Alvarenga.

Também pertencem ao público-alvo da campanha os idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e as pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (com atestado médico).

Além de imunizar contra a gripe A H1N1, a vacina, que é trivalente, protege a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantã, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

A influenza é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A e a vacina tem poucas contraindicações. Apenas para pacientes em estado febril grave e pessoas que apresentaram reações anafiláticas após ingestão de ovo ou em doses de vacinas anteriores, a vacina não é indicada. Ela pode ser aplicada simultaneamente com qualquer medicamento ou outro tipo de vacina e não provoca gripe ou eventos adversos graves.

O período de incubação da influenza varia em média de um a quatro dias, porém pode chegar a sete dias. O período de transmissão em adultos ocorre entre 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre, o que em média é um período de sete dias no total. Nas crianças, o período de transmissão é mais longo, podendo durar de dez a 14 dias.

Doenças crônicas e condições clínicas com indicação para a vacina:

– Doenças respiratórias: asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave)

– Doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquiectasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica de prematuridade.

– Doenças cardíacas crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade (outra doença associada), doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.

– Doenças renais crônicas: doença renal, síndrome nefrótica e paciente em diálise.

– Doenças hepáticas crônicas: atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose.

– Doenças neurológicas crônicas: doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave e condições em que a função respiratória possa estar comprometida pela doença neurológica. Nesses casos, considerar as necessidades clínicas individuais de pacientes, como AVC, paralisia cerebral, escleroses múltiplas e condições similares.

– Diabetes: tipo I e II, em uso de medicamentos.

– Obesidade Grau III (Obesidade mórbida)

– Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos.

– Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo