fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Graffiti dá cores a carroças de agentes ambientais em Jacareí

PortalR3Funilaria, mecânica e pintura – e uma pintura mais do que especial: o serviço completo, gratuito, deu mais vida e “turbinou” cerca de 30 carroças de catadores de materiais recicláveis de Jacareí no fim-de-semana (30 e 31). Os catadores – ou melhor, agentes ambientais – invadiram o Espaço Liberdade, na região central, e acompanharam de perto os trabalhos dos grafiteiros. Cada um ganhou uma nova carroça, totalmente personalizada com os graffitis, e todos desfilaram pela região central de Jacareí, na tarde de sábado, numa divertida “carroceata”.

A ação abriu a Semana do Meio Ambiente em Jacareí, que tem mais uma série de atividades programadas (veja abaixo). Foi o ‘Pimp my Carroça’ (em tradução livre, algo como “Turbine minha carroça”), que teve aprovação total dos agentes, como João Souza Santos: “estou muito feliz porque minha carroça precisava mesmo de uns ajustes. Colocaram chapas de alumínio que são mais leves e evitam que o material caia na rua e atrapalhe o trânsito”, afirmou, ressaltando ainda a questão da segurança – além da reforma e do graffiti, as carroças ganharam itens como buzinas, espelhos retrovisores e faixas refletivas.

Uma equipe de 50 voluntários foi mobilizada para os trabalhos – 15 funileiros e marceneiros, dez de São Paulo e cinco de Jacareí, e mais 35 artistas plásticos de Jacareí e região, que emprestaram seu talento para embelezar e colorir as carroças, grafitando-as com desenhos artísticos e frases de conscientização sobre a importância do trabalho dos catadores perante a comunidade como, por exemplo, “meu carro não polui”, ou “seu lixo é meu sustento” ou ainda “reciclando respeito”.

Joaquim Miguel, que há 18 anos percorre as ruas de Jacareí fazendo coleta de recicláveis, também não poupou elogios à ação: “gostei muito, arrumaram a minha carroça, o que facilita muito o meu trabalho. A minha carroça ganhou ainda uma decoração estilosa”. Segundo idealizadores do projeto, além de proporcionar melhores condições de trabalho e melhorar a autoestima dos coletores de material reciclável, com carroças mais seguras e bonitas, as ações visam ainda aumentar a interação desses catadores com as demais pessoas que transitam pelas ruas, a pé ou em veículos, que passam a enxergá-los como verdadeiros agentes ambientais.

O prefeito Hamilton esteve no local na manhã de sábado e acompanhou a reforma de algumas carroças. “Este trabalho é muito importante porque eleva a autoestima do catador e favorece que eles saiam da clandestinidade. Além da reforma das carroças, eles também receberam orientações sobre segurança e saúde”, afirmou.

Hamilton também aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho dos grafiteiros. “O trabalho dos grafiteiros é muito bom, em Jacareí temos vários espaços onde a arte deles pode ser observada. A decoração das carroças vai deixar a cidade ainda mais bonita.”

A iniciativa do projetos é do grupo sociocultural Parede Viva, que utiliza a arte como instrumento de conscientização, engajamento e transformação social. O patrocínio é da Rexam – mais informações podem ser obtidas no site www.pimpmycarroca.com.

Re-Circo – O Pimp my Carroça fez parte do ‘Re-Circo’ em Jacareí, o circo da sustentabilidade, um projeto itinerante que tem por objetivo oferecer à comunidade atividades culturais gratuitas voltadas ao universo da reciclagem, sustentabilidade e responsabilidade social.

Foram montadas várias tendas no Espaço Liberdade, com atividades gratuitas e que contemplaram atrações para pessoas de todas as idades, incluindo jogos, shows circenses e de mágica, oficinas de reciclagem, recreação, “contação” de histórias e teatro. Em uma tenda menor, anexa à principal, havia o Museu das Latas, mostrando a evolução dessas embalagens ao longo dos anos. A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí se apresentou no domingo, animando o evento.

Programação – A programação da Semana do Meio Ambiente em Jacareí inclui atividades que vão até o próximo domingo (7), em diversos pontos da cidade. Confira a programação completa:

Confira programação completa:

2 de junho | terça

9h – Cerimônia de denominação do Viveiro Municipal “Seu Moura”

Local: Viveiro Municipal – estrada Theóphilo Teodoro Resende, 39, Campo Grande

10h às 16h — Ações de limpeza pública e de combate à dengue

Local: Pátio dos Trilhos, Centro

3 de junho | quarta

10h às 16h — Ações de limpeza pública e de combate à dengue

Local: Pátio dos Trilhos, Centro

16h às 17h — Uma Hora pelo Rio Paraíba do Sul

Em defesa do consumo consciente de água, cidadãos, em sua residências, empresas ou instituições são convidados a interromperem o consumo de água por uma hora. Jacareí estará unida com todos os municípios que formam a Bacia do Rio Paraíba do Sul para promover uma reflexão dos mais amplos setores da sociedade em razão da situação de escassez hídrica que atinge a população da região.

Organização: Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul

5 de junho | sexta | Dia Mundial do Meio Ambiente

9h às 11h e 13h às 17h — Meio Ambiente é Coisa Séria

Palhaços, recreação, tendas com informações sobre limpeza urbana e cidade limpa

Local: Pátio dos Trilhos

De 1º a 3 de junho

8h às 11h e 13h às 16h — Dia de vivência no Viveiro Municipal com alunos da rede pública municipal (1º ciclo)

Local: Viveiro Municipal – estrada Theóphilo Teodoro Resende, 39, Campo Grande

9h às 18h — Ações de educação ambiental sobre consumo consciente de água

Entrega de cartilhas e imã de geladeira, exposição de trabalho socioambiental com oficina de hidrômetros, flanelógrafo e pintura de desenhos sobre economia de água.

Local: Praça Conde de Frontin

De 1º a 7 de junho

Lixômetro — Campanha educativa por uma cidade limpa

Local: Praça do Rosário, Centro

Exposição Fotográfica “Viveiro Municipal: Natureza Viva”

Local: Parque da Cidade – avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, s/nº, Centro

Exposição “Resíduos Recicláveis”

Local: Mercado Municipal – rua Dr. Lúcio Malta, s/nº, Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo