fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fibria assina acordo para consolidação da Apicultura Sustentável no Vale

PortalR3Nesta terça-feira, dia 16, acontece a cerimônia de assinatura do Acordo de Resultados da APL (Arranjo Produtivo Local) em Apicultura Sustentável do Vale do Paraíba para o biênio 2015/2016.

O evento conta com a participação da Fibria, Sebrae-SP, CEA (Centro de Estudos Apícolas da Unitau), Coapvale (Cooperativa Agropecuária do Vale do Paraíba) e Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) que, juntos, formam a APL.

“O objetivo principal desta parceria é consolidar o Vale do Paraíba como forte centro apícola paulista, proporcionando inclusão social e geração de renda para os apicultores das seis associações contempladas pelo Programa Colmeias, além da Coapvale. A iniciativa vem ao encontro de uma das metas de longo prazo da Fibria, que é tornar autossustentáveis 70% dos seus projetos de geração de renda”, afirma Flávia Tayama, coordenadora de Sustentabilidade da Fibria.

Na APL, cada parceiro desenvolve um trabalho específico: a Fibria apoia com a assistência técnica para fortalecimento da associação, aumento da produção, comercialização além de ceder pasto apícola nas florestas de eucalipto para instalação das colméias; o Sebrae-SP oferece capacitações em gerenciamento, inovação e acesso a mercados; já o Cati entra com o conhecimento de acesso as políticas publicas e questões burocráticas; a Unitau, por meio do CEA, disponibiliza o conhecimento acadêmico e o espaço físico; e por fim, a Coapvale que mobiliza os associados para as reuniões e incentiva a comercialização dos produtos.

Ainda durante a cerimônia, os participantes poderão fazer uma visita ao entreposto de mel que está em fase de finalização. Com recursos do governo do Estado, o local está sendo montado nas dependências da Unitau e servirá aos associados.

O evento receberá os parceiros, apicultores, instituições locais e autoridades que poderão participar da palestra de Apresentação de Resultados, Apresentação do Plano de Ação do biênio, Assinatura do Acordo e visita às instalações do Laboratório de Qualidade do Mel e Agroindustria.

Serviço

Data: 16 de junho, às 9h30

Local: Auditório do Departamento de Ciências Agrárias da Unitau – Estrada Municipal Dr. José Luiz Cembranelli, 5.000, Bairro do Itaim, Taubaté – SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo