fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Festival que busca resgatar a cultura tropeira é sucesso em Pinda


Confira a reportagem em vídeo

A prefeitura de Pindamonhangaba realizou o I Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, entre os dias 1º e 3 de maio, na Fazenda Coruputuba. A intenção é resgatar um pouco desta cultura popular presente no Vale do Paraíba desde os primórdios do Estado de São Paulo.

publicidade

Mostrando e resgatando um pouco dos costumes destes homens que conduziam tropas e comitivas de muares e cavalos, o festival teve início na sexta-feira, feriado do Dia do Trabalhador, com o concurso que elegeu Jéssica Santos como rainha dos Tropeiros. Na mesma noite, a Banda Rodeio animou o público.

E a festa continuou no sábado e domingo, com diversas atrações, como a cavalgada, missa, café e comidas tropeiras, museu tropeiro, venda e troca de traias, shows e apresentações culturais e musicais.

O sucesso do evento foi grande e mostrou que para uma segunda edição, a organização precisará aumentar o espaço para proporcionar mais comodidade aos seus visitantes, fato já confirmado pela diretora de Turismo de Pindamonhangaba, Gislene Cardoso.

Para agradecer o sucesso do evento, Gislene Cardoso enumerou diversos parceiros e lembrou também de “Jair Saci” e Ney, duas pessoas que se dedicaram muito a cultura tropeira na cidade e faleceram quando estavam montando uma fogueira para festa junina em 2013.

Mostrando e resgatando um pouco da cultura tropeira, a primeira edição do Festival já se foi, deixando para trás alguns ensinamentos, a saudade e o sentimento do que “ tudo o que é bom, dura pouco.

Evento aconteceu entre os dias 1º e 3 de maio, na Fazenda Coruputuba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Evento aconteceu entre os dias 1º e 3 de maio, na Fazenda Coruputuba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo