fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José implanta sistema de reconhecimento facial nos ônibus da cidade

O objetivo é verificar se o portador do cartão é realmente o dono do bilhete, evitando que terceiros utilizem o benefício que é pessoal e intransferível. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
O objetivo é verificar se o portador do cartão é realmente o dono do bilhete, evitando que terceiros utilizem o benefício que é pessoal e intransferível. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos está usando a tecnologia para garantir ainda mais avanços no transporte público da cidade. Já está em funcionamento o novo sistema de reconhecimento facial, capaz de identificar as pessoas com benefícios na tarifa (estudantes, idosos e deficientes).

O objetivo é verificar se o portador do cartão é realmente o dono do bilhete, evitando que terceiros utilizem o benefício que é pessoal e intransferível. Atualmente a média de viagens registradas por estes passageiros passa de 2 milhões por mês. O reconhecimento facial foi adquirido pelas empresas concessionárias a partir de uma exigência da Prefeitura, sem custo adicional ao município.

O funcionamento é simples. Ao passar pela catraca, um aparelho instalado próximo ao leitor do cartão capta em segundos três imagens do passageiro, por meio da geometria e das proporções do rosto. Esses pontos são gravados e armazenados em um banco de dados, que os reconhecem por meio de cálculos, fazendo o comparativo automático com as imagens já cadastradas pelos usuários no Consórcio 123.

Quando é verificado que o cartão está sendo utilizado por uma pessoa não autorizada é feito um bloqueio e o titular é chamado para esclarecer a situação, podendo ter o uso do cartão bloqueado por até 30 dias caso a irregularidade seja confirmada.

Esta tecnologia, chamada de biometria facial, é considerada um dos métodos mais seguros de identificação. O sistema consegue se ajustar às variações de idade, a um novo estilo de cabelo, óculos ou alterações de iluminação temporária.

O usuário que perder ou tiver o cartão roubado deve comunicar o Consórcio 123 imediatamente pelos telefones 156 ou 0800-7727730, evitando que outra pessoa utilize o documento e seja flagrado pela biometria. A nova via estará disponível na sede do consórcio 24 horas depois do extravio ter sido comunicado.

O uso de tecnologias no transporte público de São José dos Campos já está facilitando a vida de milhares de usuários. O E-Passe, lançado no início deste ano, já beneficiou cerca de 20 mil estudantes na compra de passe escolar. O aplicativo Moovit já foi adquirido sem custo por mais de 19 mil usuários, que acessam em poucos cliques todo mapa do transporte coletivo de São José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo