fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Peregrinação Caminhando com Anchieta termina em Ubatuba

 A caminhada religiosa foi criada para incentivar a devoção a São José de Anchieta, canonizado pelo Papa Francisco no ano passado. (Foto: Luis Pavão/PMU)
A caminhada religiosa foi criada para incentivar a devoção a São José de Anchieta, canonizado pelo Papa Francisco no ano passado. (Foto: Luis Pavão/PMU)

O Litoral Norte recebe pela primeira vez a peregrinação Caminhando com Anchieta, que percorrerá nos dias 26, 27 e 28 de junho o trecho entre as cidades de São Sebastião e Ubatuba.

A caminhada religiosa foi criada para incentivar a devoção a São José de Anchieta, canonizado pelo Papa Francisco no ano passado.

O Jesuíta ajudou a construir a História do Brasil, percorrendo diferentes estados, e criou o Colégio de Piratininga, inaugurado em 25 de janeiro de 1554, que deu origem à cidade de São Paulo.

Anchieta catequizou índios, fundou e construiu povoados, colégios e igrejas. Lutou contra invasores franceses no Espírito Santo e fundou e dirigiu o Colégio dos Jesuítas, em Vitória.

A ideia do projeto litorâneo, que homenageia o santo, é assumir o formato de peregrinação religiosa, como a dos Passos de Anchieta, que acontece no Espírito Santo, ligando as cidades de Vitória e Anchieta. O evento reúne cerca de quatro mil pessoas todos os anos.

De acordo com padre André Luiz Ouriques, da Diocese de Caraguatatuba, coordenador do projeto, o Caminhando com Anchieta deve também marcar o início de um turismo religioso, que sempre se pretendeu para a região.

“Temos uma história de fé com a passagem de São José por nossas praias, temos a marca de Santo Antonio em Caraguatatuba e, ainda, uma história pouco conhecida que é a aparição de Nossa Senhora, no Sertão da Quina, em Ubatuba, anos antes do Milagre de Fátima”, explicou padre André.

A Prefeitura de Ubatuba, a Fundart e a Comtur, além da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta do Estado do Espírito Santo, estão entre os colaboradores do evento.

O projeto foi oficialmente apresentado ao Litoral Norte em 2014 através da peregrinação da imagem do Santo e da inauguração do Marco da Paz em Ubatuba.

A abertura oficial do Mês de São José de Anchieta será no dia 8 de junho, na Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba.

Outras atividades estão previstas para o mês, como a inauguração do 2º Marco da Paz, em Ilhabela, e o 2º Concurso de Música: Anchieta o Apóstolo da Paz, com a final em São Sebastião.

No encerramento da peregrinação haverá música campal com a Concert Besch coral e Orquestra Pe. André Luiz Ouriques, em Ubatuba.  A missa está marcada para às 17h na Praça de Eventos da cidade.

Trajeto

Saída, dia 26, Igreja de São Sebastião, depois da missa das 6 horas; visita a Igreja Nossa Senhora Amparo – convento de São Sebastião; parada na Capela Nossa Senhora Aparecida – Porto Novo, Caraguatatuba; e pernoite na Catedral do Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba.

Dia 27, saída da Catedral, depois da oração das 6 horas; visita à Igreja de Santo Antonio; parada Capela de Santa Cruz, em Massaguaçu, Caraguatatuba; Pernoite, Capela Nossa Senhora das Graças, Sertão da Quina, Ubatuba; Almoço/atividades

Dia 28, saída às 7 horas da Capela Nossa Senhora das Graças, Ubatuba, parada na Capela Santa Rita, Enseada, Ubatuba; Igreja Nossa Senhora das Dores, Itaguá, Ubatuba; chegada Praia do Cruzeiro, Ubatuba.

Os candidatos à peregrinação podem se inscrever nas secretarias paroquiais da

Diocese de Caraguatatuba e pagar uma taxa de R$ 35. A caminhada será de aproximadamente 90km.

O prazo para inscrição se encerra no dia 10 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo