Imagem de Nossa Senhora Aparecida será entronizada em Fátima

Por: Share:
Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

No dia 12 de maio, a imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida será entronizada no Santuário de Fátima, em Portugal. O ato faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida no rio Paraíba do Sul, que será celebrado em 2017.

publicidade

As comemorações acontecem em conjunto com o Santuário de Fátima, que também em 2017 comemora o centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorzinhos.

No dia 17 de maio de 2014, a imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou ao Santuário Nacional, levada em procissão luminosa desde a Basílica Velha.

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu a Celebração Eucarística de entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Concelebraram o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli; o bispo de Leiria Fátima, Dom Antônio Augusto dos Santos Marto; o reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Manoel Pedrosa Cabecinhas e o então reitor do Santuário Nacional, Padre Domingos Sávio da Silva.

Após a celebração, foi rezado um terço via Satélite com a praça do Santuário de Fátima, com a participação da comitiva vinda de Portugal, os cantores Sérgio Reis, Joana, Fafá de Belém e a apresentadora Ana Maira Braga da Rede Globo.

No domingo, dia 18, o bispo de Leiria – Fátima, Dom Antônio Augusto do Santos Marto, presidiu a celebração Eucarística no Santuário Nacional. No final da missa, todos acompanharam o andor de Nossa Senhora de Fátima até o Monumento a ela dedicado, no Jardim Norte, onde a imagem permanecerá para a veneração dos fiéis. Foi realizado o rito de bênção da Imagem e do monumento.

Agora em 2015 , a comitiva de Aparecida é formada por cerca de 400 pessoas entre bispos, padres e devotos de Nossa Senhora Aparecida. O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, e no bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Darci José Nicioli também integram a comitiva.

Confira a programação em Fátima:

Dia 12/05
16h – Coletiva de imprensa
18h30 – Abertura oficial da Peregrinação na Capela das Aparições
Entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida
21h30 – Benção das Velas
Oração do Rosário
Procissão
22h30 – Missa
23h30 – Procissão do Silêncio

Dia 13/05
10h – Missa da festa de Nossa Senhora de Fátima
12h30 – Benção dos doentes
Procissão do Adeus

VEJA TAMBÉM